Desporto

Politécnico desafia população a experimentar desportos adaptados

11 mar 2024 10:50

Goalball, joelettes, esgrima adaptada ou boccia são alguns dos desportos que a comunidade pode conhecer no próximo sábado, no Pavilhão do Lis

politecnico-desafia-populacao-a-experimentar-desportos-adaptados
Pavilhão do Lis, nas Cortes, vai acolher diversas modalidades de desportos adaptados
IPL

Goalball, joelettes, esgrima adaptada, boccia, andebol e basqueteebol em cadeira de rodas. São vários os desportos adaptados que, no próximo sábado, a comunidade vai poder experimentar e conhecer no Pavilhão do Lis, nas Cortes, Leiria.

A IV Mostra do Desporto Adaptado, promovida pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) regressa ao Pavilhão do Lis a partir das 9 horas de sábado e a entrada é livre.

A mostra começa com uma demonstração de goalball, um desporto criado para pessoas com deficiência visual, seguindo -se as joelettes e carro à vela.

A prática de esgrima adaptada acontece a partir das 10 horas e, uma hora depois, entra em campo o andebol em cadeira de rodas.

A última modalidade que pode ser experimentada é o basquetebol em cadeira de rodas, pelas 12 horas.

No mesmo dia, entre as 14 horas e as 17:30, decorrerá um seminário sobre os desafios no contexto do desporto adaptado, no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.

Nesta sessão, será homenageado, a título póstumo, João Catana, professor de educação física que participou na primeira pós-graduação em Desporto e Actividade Física Adaptados, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)do IPL.

“João Catana era um homem de elevada craveira desportiva, que foi distinguido com vários galardões, tendo sido fundador do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova. Sempre atento à inclusão de todos os estudantes no desporto, foi considerado um exemplo nas inúmeras actividades organizadas com os seus grupos, com destaque para a modalidade de boccia”, destaca o IPL, em comunicado de imprensa.

A IV Mostra do Desporto Adaptado é organizada pelos Serviços de Acção Social do Politécnico de Leiria, pela pós-graduação em Desporto e Actividade Física Adaptados e pela licenciatura em Desporto e Bem-Estar (ESECS), em parceria com o Comité Paralímpico de Portugal.