Sociedade

Pombal investe 600 mil euros na melhoria de estradas

10 ago 2020 17:23

Reforço da segurança rodoviária é o principal objectivo das intervenções a levar a cabo na freguesia de Pombal e na União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

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O Município de Pombal vai investir mais de 600 mil euros na requalificação da rede viária do concelho. Em causa, estão intervenções em duas vias, com o objectivo de reforçar as condições de segurança, a executar na freguesia de Pombal e na União de Freguesias (UF) de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Uma das empreitadas visa a requalificação da Estrada Municipal (EM) 532-3, entre as localidades de Barrocas e a antiga passagem de nível em S. Francisco (acesso a Vermoil), abrangendo um troço de 6,2 quilómetros, no território da UF de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Adjudicada na semana passada, a empreitada contempla ainda o melhoramento de pavimentos em diversos arruamentos nas localidades de Casalinho, Carvalhais e Valdeira, Arneiro do Pisão e Pisão, também naquela UF.

Além da repavimentação com camada de desgaste, a intervenção – orçada em 334 mil euros, acrescidos de IVA - tem ainda incluído a drenagem das águas pluviais e sinalização horizontal e vertical”, adianta uma nota de imprensa da Câmara, acrescentado que serão ainda instaladas lombas redutoras de velocidade e passadeiras.

Já na anterior reunião de executivo, a Câmara de Pombal tinha aprovado a abertura de procedimento para a requalificação da designada Estrada dos Peregrinos, entre a localidade de Flandes (IC2) e o limite urbano do lugar de Águas Férreas, freguesia de Pombal, numa extensão de cerca de 2,6 quilómetros. O concurso apresenta um preço base de cerca de 294 mil euros (acrescido de IVA).

Citado numa nota de imprensa da Autarquia, o vereador Pedro Murtinho explica que a intervenção pretende requalificar uma estrada que se apresenta em “estado elevado de degradação, para além de apresentar grandes problemas ao nível da segurança rodoviária, com níveis de sinistralidade elevados”.

“Esta primeira fase procura dar resposta ao troço que apresenta maior degradação, prevendo o saneamento de solos, aplicação de camada de desgaste, tratamento de águas pluviais, medidas de acalmia de tráfego, assim como reforço da sinalização horizontal e vertical”, explica o vice-presidente da Câmara, frisando que “face ao histórico de rupturas e envelhecimento, está também contemplada a substituição da rede de abastecimento de água”.