Sociedade
Pombal quer ligação ferroviária a Leiria e adaptação da linha do Norte a realidade regional
Afastamento da alta velocidade da cidade e ausência de ligação à sede do distrito obrigam a potenciar vias de comunicação existentes
Os autarcas de Pombal estão preocupados com a "secundarização" da estação ferroviária de Pombal, provocada pelo traçado escolhido para a alta velocidade, entre Leiria e Coimbra, que se afasta da cidade de Pombal e da linha do Norte.
A ser concretizado como está, o Plano Ferroviário Nacional (PFN) além de ter impactos negativos nos serviços disponíveis na cidade, e em especial, nas ligações a Coimbra, inviabilizará a ligação directa de Pombal à capital do distrito, com previsíveis perdas em termos de desenvolvimento do território.
A posição do município foi comunicada, no âmbito da consulta pública do PFN, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Cimrl).
No documento enviado pela autarquia refere-se que foram tomadas em conta as "estratégicas em desenvolvimento para a Região Centro (PROT - Centro - em elaboração) e com o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT)".
Em nota enviada às Redacções, a Câmara Municipal de Pombal sublinha que, "tendo por base a sua integração no sistema urbano policêntrico da Região de Leiria, que engloba o eixo de desenvolvimento Marinha Grande/Leiria/Pombal, e considerando a sua posição geoestratégica face ao Sistema Urbano da Região de Coimbra, Pombal surge como um dos pilares de policentrismo, que estabelece a relação entre os Sistemas Urbanos de Leiria e Coimbra."
O município refere, igualmente, as "relações de proximidade" com os concelhos do interior, através do IC8, entre Pombal e Vila Velha de Rodão, fazendo a ligação aos Sistemas Urbanos do Pinhal Interior e do Espaço Transfronteiriço (Proposta PROT - Centro).
"Assim, pela sua importância geoestratégica, associada às excelentes acessibilidades, decorrentes do atravessamento do território por importantes infraestruturas viárias como o IP1 (A1), IC1 (A17), IC8, IC2, infraestruturas ferroviárias (Linha do Norte e Linha do Oeste), proximidade ao porto da Figueira da Foz, que lhe conferem uma elevada atractividade e potencial para a fixação de actividades industriais, empresariais e de logística, Pombal, no contexto da estratégia de desenvolvimento associada à ferrovia, deverá apresentar-se como concelho de referência na promoção da intermodalidade e no desenvolvimento de novos corredores ferroviários", adianta o documento.
Assim, o município reivindica a construção de uma linha que ligue, directamente, a cidade a Leiria e que disponibilize serviços interurbanos entre ambas as localidades.
"Esta é uma solução alternativa que permitirá mitigar os efeitos da desconexão Pombal-Leiria que a Linha de Alta Velocidade (LAV) podia ter cuidado de garantir. O município considera determinante que a eventual libertação de capacidade da Linha do Norte para os serviços intercidades e inter-regionais, locais e de mercadorias, tenha por contrapartida uma ajustada e efectiva oferta interurbana que assegura a ligação de Pombal a cidades como Lisboa, Santarém, Entroncamento, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, com transbordo para os serviços de alta velocidade."
A modernização da Linha do Oeste não é esquecida, sendo apontada como de grande importância para o concelho e para a região, exigindo-se a reabilitação e reabertura da Estação da Guia.
O município propõe, igualmente, a inclusão, nas redes de Acesso aos Portos e Corredores Internacionais e Rede de Terminais Logísticos, ambos do PFN, a expressa menção à plataforma logística da Região de Leiria/rede de terminal logístico decorrente da articulação entre aquela Comunidade Intermunicipal e o Município de Pombal, junto à linha do Oeste e da A17, na freguesia do Carriço.
A construção de uma nova ligação ferroviária (linha) para transporte de passageiros e mercadorias entre o concelho de Pombal (Linha do Norte) e o concelho de Castelo Branco (Cebolais), é outra das propostas apresentadas.