Abertura
Prisão-escola, onde os valores se sobrepõem à punição
Os jovens que estão a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens dividem o tempo entre a escola e o trabalho, na aquisição de competências que lhes serão úteis no futuro
Os crimes que cometeram podem ser graves, mas são encarados como um percalço na vida. Ao Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens (EPL-Jovens), conhecido como Prisão-escola, chegam presos preventivos ou condenados com idades entre os 16 e os 21 anos. A permanência nesta cadeia – única do País para jovens - pode estender-se até aos 25 anos se os reclusos estiverem a terminar um curso de formação e bem inseridos na comunidade prisional.
Há quem tenha cometido furtos qualificados, roubos ou até homicídios. O crime não importa entre os muros dos 93 hectares da Prisãoescola de Leiria. O principal objectivo é dar uma nova oportunidade aos jovens, depois do cumprimento da sua pena.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.