Viver

Projecto de residências artísticas em Évora de Alcobaça traz nomes internacionais à região

8 out 2020 17:26

Criação | Chama-se The Holdout e saiu da mente do artista plástico norte-americano Hyland Mather

projecto-de-residencias-artisticas-em-evora-de-alcobaca-traz-nomes-internacionais-a-regiao
Mando Marie e Hyland Mather
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Scott Albrecht, Jeff Chung, Codi Hudson, Jordy Kerwickand Rachael McCully são alguns dos artistas cujas exposições já passaram pelo The Holdout, espaço criativo sediado no Areeiro, na freguesia de Évora de Alcobaça,no concelho de Alcobaça.

Começado a ser edificado em 2018, é também casa da dupla de artistas norte-americana Mando Marie e Hyland Mather, desdobrando-se em espaço criativo,residência artística e galeria, onde a par da arte se produz sidra com Maçã de Alcobaça.

Hyland criou mesmo uma marca a que deu o nome de Outsider [trocadilho com as palavras out e sider, cuja conjugação, em português, pode significar "alguém que vem de fora do grupo"], o que lhe valeu uma certa popularidade no Areeiro. No mundo da arte, a dupla de criativos convida artistas nacionais e estrangeiros para fazerem residências artísticas de curta duração.

Os artistas são desafiados a desfrutar da região durante uma a duas semanas, e a visitar os concelhos de Alcobaça e da Nazaré e, posteriormente, a criar algo a partir dessa experiência."O espaço de galeria é muito bonito, gerido pela Andenken [andenken.com], a minha companhia sediada nos Países Baixos”, explica Hyland, adiantando que o The Holdout é um espaço criativo, que acolhe artistas a fim de conhecerem parte de Portugal, ao mesmo tempo expondo o seu trabalho num local onde “há um grande apoio da comunidade local."

A presença de Hyland e Marie em Portugal iniciou-se há cerca de oito anos, quando ele veio com o filho,numa viagem de carro.

"Quando chegámos à costa, não conseguia acreditar em como tudo era incrivelmente bonito. Apaixonei-me pelos edifícios devolutos e meio destruídos que há por todo o lado. Decidi, ali, que queria um desses prédios e comprámos um. Foi assim que o The Holdout começou”, recorda.

Uma casa de quinta meio destruída com apenas metade do telhado, foi metamorfoseada de larva em borboleta,surgindo um espaço que é o orgulho do artista plástico, que mantém uma ligação com os Países Baixos,onde residiu durante mais de uma década e onde é curador da galeria do Straat Museum.

O nome – The Holdout -, que também tem o sentido de “perseverança”, além de abrigo e esconderijo, faz denotar um certo sentido de resistência, porém, para ambos, o termo é, essencialmente, indicador de uma discussão actual sobre os novos modelos de galeria no século XXI.

Paisagem onírica
“Coloco sempre um número nos meus quadros. Ao certo, não sei porquê... parece-me interessante numerá-los. No mural em Leiria, usei alguns elementos visuais recorrentes no meu trabalho: os fantasmas, as meninas, as imagens de gémeos. Já o Hyland prefere trabalhar objectos, formas e elementos que representam explosões. Juntamos ambas as visões e divertimo-nos a pintar.”
 
Mando Marie explica assim parte do trabalho desenvolvido no mural que a dupla criou para o Leiria Paredes com História e, rapidamente, nos perdemos naquela imagem, verdadeira uma paisagem onírica que ascende aos céus, povoada de memórias vivas e outras que se enevoam.
 
Relacionam-se, mas, não obstante, toda ela se apresenta como uma relação de vínculos ténues.

"Neste momento, os artistas têm muito sucesso a vender o seu trabalho no Instagram, mas quando se éuma galeria é necessário proporcionar mais. É preciso proporcionar algo de especial ao artista. É por isso quedamos uma experiência extra aos artistas que expõem na nossa galeria. O nosso nome é também uma alusão àqueles que não se vendem."

No The Holdout, até ao final de Outubro, é possível ver uma exposição de três artistas mulheres norte-americanas: Laura Berger, de Chicago, Deedee Cheriel, de Los Angeles, e Kristin Teixeira, de Nova Iorque.

Saiba mais
andenken.com
holdoutcider.com
seeyouthroughit.com
thelostobject.com
straatmuseum.com

Em Novembro, o espaço acolherá uma exposição de Ricardo Romero, curador do Paredes com História. "Será a nossa primeira mostra de um artista português. É algo que queremos começar a fazer, pelo menos uma vez por ano, focando um criador nacional, convidando-o para uma residência e para montar uma exposição."

A dupla participou na última edição do Leiria Paredes com História: Arte Pública, tendo criado o mural que pode ser visto na Avenida da Comunidade Europeia. Nos Estados Unidos, Hyland Mather e Mando Marie trabalhavam individualmente em galerias, num processo que continua a colher a sua preferência, mas que, ocasionalmente, quebram para um ou outro projecto conjunto.

Foi o caso do mural em Leiria.

A vocação de Mando Marie é a pintura e Hyland considera-se um “artista montador”. “Dedico-me a fazer peças artísticas juntando coisas.”