Viver

Projecto Esporo encerra com visita a obras de arte deixadas nos lugares belos de Ansião e Figueiró dos Vinhos

14 out 2022 09:00

Visitas guiadas à Rota Esporo, o lançamento de um livro e a exibição de um documentário preenchem as actividades que encerram o projecto, em Ansião, Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova

projecto-esporo-encerra-com-visita-a-obras-de-arte-deixadas-nos-lugares-belos-de-ansiao-e-figueiro-dos-vinhos
Intervenção de Pedro Gramaxo no Campelo, Figueiró dos Vinhos
Projecto Esporo

É um novo circuito de arte constituído em lugares belos e insólitos que atravessa os concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova.

Depois de nove meses de trabalho, em diálogo com o território e com a comunidade, o projecto de disseminação cultural e artística Esporo encerra este fim-de-semana com actividades em Ansião, Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova.

Estão previstas visitas orientadas pela curadora Lara Seixo Rodrigues à Rota Esporo, constituída por 12 peças, o lançamento de um livro e a exibição de um documentário.

Inicialmente previsto para Julho, mas adiado devido à situação de contingência relacionada com os incêndios, o reconhecimento da Rota Esporo vai revelar as preocupações, abordagens e estéticas com que os vários artistas desenvolveram as 12 intervenções e instalações site specific, em diversos formatos, medias e temporalidades, num conjunto de lugares singulares onde a natureza prevalece, mas também as curiosidades, histórias e conceitos associados ao processo.

Em Figueiró dos Vinhos, o programa acontece esta sexta-feira, 14 de Outubro:

14:15 horas: encontro e partida da Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos
14:45: Cabeço do Peão
15:30: Campelo
16:45: Fragas de São Simão
18:00: Foz de Alge
21:30: estreia do filme documental Esporo, da realizadora Mariana Vasconcelos, no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos
22:15: lançamento do livro Esporo, no mesmo local.

Em Ansião, o programa decorre no sábado, 15 de Outubro:

14:15 horas: encontro e partida do Centro Cultural de Ansião
14:45: Ruínas da Torre da Ladeia
15:10: Moinhos do Outeiro
16:00: Mancha de Carvalho Cerquinho / Casal Soeiro
16:40: Mata Municipal de Ansião
17:30: estreia do filme documental Esporo, da realizadora Mariana Vasconcelos, no Auditório Municipal de Ansião
18:15: lançamento do livro Esporo, no mesmo local

Peça da autoria de Maria Ana Vasco Costa nas Ruínas da Torre da Ladeia

O documentário Esporo, pela realizadora Mariana Vasconcelos, registou todos os passos do projecto, enquanto o livro é um documento que condensa todas as acções desenvolvidas ao longo de nove meses de trabalho, com coordenação da Mistaker Maker - Plataforma de Intervenção Artística e parcerias com os municípios de Figueiró dos Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova.

Iniciado em Janeiro, o projecto Esporo pretendeu ser “uma alavanca de redescoberta” dos concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova, “e da sua identidade”, comentou a curadora e coordenadora geral Lara Seixo Rodrigues ao JORNAL DE LEIRIA, em Julho.

Nas artes plásticas e visuais, o Esporo reuniu artistas nacionais e internacionais: ±Mais- Menos±, Bosoletti (Argentina), Colectivo Til, João Louro, Maria Ana Vasco Costa, Mariana Vasconcelos, NeSpoon (Polónia), Pedro Gramaxo, Rui Gaiola, Ruído, Sawu (Espanha) e Tiago Francez.

O mapeamento do território pelo fotógrafo Rui Gaiola está na base da Rota Esporo, que liga em rede locais como as Fragas de S. Simão, Campelo, Cabeço do Peão e a Foz de Alge, em Figueiró dos Vinhos, a Mata Municipal, os Moinhos do Outeiro, as ruínas da Torre da Ladeia e a Mancha de Carvalho Cerquinho, em Ansião, e o Cabeço dos Três Marcos, Ribeira do Vale D’Água, Padrão e o Miradouro das Corgas, em Proença-a-Nova

Obra pelo colectivo Til no concelho de Proença-a-Nova

O cruzamento da arte com aldeias e lugares inusitados no interior do distrito “criou expectativa” e “muito diálogo”, “momentos desafiantes” e “entreajuda”, em territórios que “sentem que estão a ser valorizados”, salientou Lara Seixo Rodrigues, na conversa com o JORNAL DE LEIRIA, anteriormente publicada.

Em alguns casos, com trabalho colaborativo e comunitário ao longo de dias, com a população a contribuir para o desenvolvimento da obra.

De acesso livre, o projecto e a Rota Esporo baseiam-se na conservação, protecção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.