Sociedade

PS Alcobaça pede a demissão do vereador do Desporto

11 abr 2023 14:12

Socialistas entendem que a actuação do autarca "está a prejudicar severamente os clubes"

ps-alcobaca-pede-a-demissao-do-vereador-do-desporto
Câmara de Alcobaça
Ricardo Graça/Arquivo

O PS Alcobaça pede a demissão do vereador do pelouro do Desporto, João Santos (PSD), "depois de ter tido conhecimento de um email enviado por ele sobre a atribuição dos incentivos ao desporto".

Segundo a exposição do PS, emitida num comunicado enviado à imprensa, "o vereador tinha prometido rever os critérios de atribuição de incentivos em 2023, mas até à data isso não aconteceu".

Os vereadores do Partido Socialista "visitaram a grande maioria dos clubes e associações do município e concluíram que os critérios aplicados estavam desajustados, eram discricionários e careciam de revisão. Durante o ano de 2022, alertaram o vereador do Desporto para a necessidade de revisão dos critérios e do processo de Programa de Incentivo ao Desporto (PID)".

"Na reunião de 23 de Janeiro de 2023, o pagamento aos clubes dos apoios referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2023 foi aprovado, mas não foram pagos por decisão unilateral do vereador do Desporto, sem que os vereadores do PS conheçam a razão para tal", prossegue a oposição no mesmo comunicado.

"Na reunião de 13 de Março de 2023, o vereador do Desporto apresentou dois documentos diferentes: um de abertura de procedimento para as modalidades individuais e outro de apoio a um dos clubes. O PS questionou a legalidade de um apoio baseado em critérios desconhecidos e a ausência dos devidos procedimentos legais subjacentes a este assunto. Perante esta situação, o presidente da câmara decidiu retirar da votação os documentos apresentados pelo vereador do Desporto", relatam os socialistas.

"O PS propôs que fosse apresentada de imediato uma proposta legal para a atribuição de apoios, mas o vereador do Desporto não aceitou", referem ainda.

Nessa medida, "os vereadores do PS consideram que a actuação do vereador do Desporto está a prejudicar severamente os clubes e apelam à sua demissão.”

Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, João Santos prefere "nem comentar nem valorizar" o comunicado dos vereadores do PS.