Sociedade

PS assume derrota em Leiria e pede reflexão interna

18 mai 2025 23:24

O Chega (23,07%) destronou o PS do segundo lugar, conseguindo eleger três deputados

ps-assume-derrota-em-leiria-e-pede-reflexao-interna-aasda
Tristeza no rosto de Salvador Formiga era o espelho dos socialistas em Leiria
Fotografia: Ricardo Graça

“O AD pouco cresce, o que significa que há claramente uma transferência de votos do eleitorado socialista nos últimos anos para um partido mais à direita, da extrema-direita e populista, o que claramente vai merecer, por parte do Partido Socialista, uma profunda reflexão”, começou por analisar Salvador Formiga, vice-presidente da Federação Distrital do PS, imediatamente a seguir aos resultados estarem fechados no distrito de Leiria.

Salvador Formiga, que era o terceiro na lista por Leiria, destacou que é importante perceber “o que é que está a falhar na comunicação com os eleitores e tentar encontrar formas de alterar este cenário que não é todo agradável para ninguém”.

Segundo o socialista, a “reflexão será feita mais internamente, mas há questões que preocupam os portugueses”, que foram transmitidas durante a campanha.

“Vamos ter de apresentar propostas concretas, no sentido de voltar a ter a confiança dos portugueses. Acredito que, apesar dos resultados, neste momento haverá muitos portugueses que estão preocupados com o futuro”, reforçou o vice-presidente, que falou na ausência do presidente da Federação socialista, Gonçalo Lopes, que se encontra ausente do País.

Salvador Formiga confessou surpresa por ver o Chega vencer na Nazaré, território por onde concorria, mas também noutros concelhos tradicionalmente socialistas como Marinha Grande, realçando que os ciclos eleitorais devem ser cumpridos, porque “para haver alternância de poder, quem perde as eleições também tem de ter tempo para se preparar”.

“Num ciclo político de um ano, não podemos nem temos capacidade de nos apresentarmos e de nos criarmos como alternativa”, insistiu.

Num comunicado o PS, felicitou a Aliança Democrática pela vitória alcançada no distrito e a nível nacional. “Em democracia, o reconhecimento dos resultados e da vontade popular é um dever fundamental para quem acredita na força das instituições e no valor da participação cívica”, refere a nota.

Os socialistas destacaram ainda “o empenho, a seriedade e a entrega da lista de candidatos do PS por Leiria, que desenvolveram uma campanha de proximidade, com propostas claras e sentido de responsabilidade”.

“O resultado de Leiria é, acima de tudo, um sinal. E pode - se bem interpretado - ser o ponto de partida para uma nova atitude política: mais atenta aos territórios esquecidos e mais fiel à missão de proteger as pessoas”, lê-se ainda no comunicado.

O PS obteve 18,98% dos votos e elegeu apenas dois deputados: Eurico Brilhante Dias e Catarina Louro.

A AD venceu no distrito com 37,06% dos votos e elegeu o mesmo número de deputados que no ano passado (Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Sofia Carreira, João Paulo Santos e Ricardo Carvalho).

O Chega (23,07%) destronou o PS do segundo lugar, conseguindo eleger três deputados: Gabriel Mithá Ribeiro, Luís Paulo Fernandes e Cristina Vieira Henriques.