Sociedade
PSP trava aceleras em operação contra ajuntamento ilícito em Leiria que fiscalizou 2.500 pessoas
Drifts na Zona Industrial da Barosa, na última noite, resultaram em detenções e carros apreendidos
São “ajuntamentos ilícitos” que, “por hábito”, vinham acontecendo na Zona Industrial da Barosa, em Leiria, onde aficionados e curiosos se encontram para acelerar, exibir piões e outras habilidades ao volante ou simplesmente observar, refere a Polícia de Segurança Pública. E que envolvem “viaturas alteradas”. Na última noite, a PSP fiscalizou ali mais de 2.500 pessoas.
Com objectivos previamente definidos, uma operação que as autoridades classificam “de grande envergadura” decorreu de sexta-feira para sábado, 3 para 4 de Julho, com o nome de código “Drift”.
Resultado: três detenções e 42 carros apreendidos, entre outras consequências relacionadas com infracções à lei, incluindo a violação de normas em vigor no contexto da pandemia de Covid-19.
A operação “Drift”, com mais de 100 polícias envolvidos, teve como propósito, segundo a PSP, “a fiscalização massiva de viaturas alteradas, seus ocupantes e demais ajuntamentos ilícitos que, já por hábito, vinham sendo praticados na Zona Industrial da Barosa”, entre Leiria e Marinha Grande.
Culminou na fiscalização de aproximadamente 1.200 viaturas e mais de 2.500 cidadãos. A maioria, garantem as autoridades, envolvidas como participantes ou espectadores.
Drift ou drifting é uma técnica de condução que consiste em girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em direcção oposta à curva.
Além de três detenções por falta de habilitação legal para conduzir e 42 carros apreendidos por alteração de características, há registo de 22 autos por outras infracções relativas ao Código da Estrada e também consumo de estupefacientes.
A PSP comunica, ainda, 26 autos por infracções às normas estabelecidas na Resolução de Conselho de Ministros n.º 51-A/2020, relativas à pandemia Covid-19.
Foram empenhados meios do Comando Distrital de Leiria, Santarém, Coimbra e Unidade Especial de Polícia, nas valências de trânsito, investigação criminal e ordem pública, em colaboração com elementos do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes.