Sociedade
Qual a melhor solução para a futura estação ferroviária em Leiria?
Construir ou requalificar? A escolha do projecto para a nova estação que irá acolher a Linha de Alta Velocidade em Leiria será um dos temas em debate no VIII Fórum CIMRL-JORNAL DE LEIRIA
A construção da Linha de Alta Velocidade (LAV), que prevê uma estação em Leiria, vai permitir deslocações até Lisboa em apenas 40 minutos. O projecto representa uma verdadeira “revolução” na mobilidade na nossa região e terá impacto significativo no modo de vida da população, no desenvolvimento, no ambiente, na economia, na competitividade e no ordenamento territorial.
É preciso decidir, por exemplo, se a melhor solução para Leiria é requalificar a actual estação ferroviária para receber a alta velocidade, ou construir um novo terminal. Por outro lado, importa potenciar um sistema de mobilidade intermunicipal eficaz e sustentável, orientado para os cidadãos e transporte de mercadorias, fatores chave para a competitividade das empresas.
Também no domínio da economia, a região de Leiria conseguiu aprovar o primeiro fundo regional de capital de risco em Portugal - Fundo de Capital de Risco Região de Leiria Crescimento, uma candidatura que conta com o financiamento inicial de 12 milhões de euros do Banco Português de Fomento, através do Programa de Venture Capital, um instrumento suportado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que ainda este ano será disponibilizado para apoio à capitalização das empresas da região de Leiria.
Neste sentido, o VIII Fórum da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), organizado em parceria com o JORNAL DE LEIRIA, e agendado para dia 30 de Novembro, a partir das 15:00 horas, no Centro de Interpretação Ambiental, será dedicado aos temas da mobilidade e da capitalização das empresas, para, a partir de Leiria, se darem a conhecer as propostas mais actuais para o traçado da Linha de Alta Velocidade, debater desafios e oportunidades que este tipo de infra-estrutura representa para a competitividade regional e identificar as vantagens que os novos instrumentos de capitalização podem trazer à economia da nossa região. A sessão é de entrada livre mas carece de inscrição prévia, que pode fazer através do email: sofia.cacador@jornaldeleiria.pt
Gonçalo Lopes, presidente da CIMRL
Paulo Clemente, presidente da UF de Marrazes e Barosa
João Pedro Silva, especialista em Mobilidade
Pedro Trindade Ferreira, arquitecto
Moderação: Jornal de Leiria
Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures
Salvador Barros, Head of Growth da Bhout, Leiria
António Poças, presidente da Nerlei
Moderação: António Henriques, presidente da CM Castanheira de Pera