Sociedade

Reciclagem na região aumentou 5%, com a recolha do papel a poupar 92 mil árvores

7 mar 2023 16:15

O sistema da Valorlis recolheu, no último ano, 16.574 toneladas de resíduos através dos ecopontos.

reciclagem-na-regiao-aumentou-5percent-com-a-recolha-do-papel-a-poupar-92-mil-arvores
Recolha selectiva de embalagens de embalagens subiu 5% em 2021 face ao ano anterior

O esforço de recolha selectiva nos municípios da área de influência da Valorlis, que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, resultou na poupança de 92 mil árvores. Os dados constam do mais recente balanço de actividade da empresa, referente a 2022, que terminou com a recolha de 16.574 toneladas de resíduos através dos ecopontos, o que representa um aumento de 5% face ao ano anterior.

Os dados divulgados pela empresa revelam que a subida se sentiu em todos os materiais, mas que foi nos ecopontos verdes, que fazem a recolha do vidro, que se registou, em termos percentuais, o maior aumento (mais 6% face a 2021), com a deposição de cerca de seis mil toneladas. Na separação das embalagens de plástico e metal houve um aumento de 5%, comparativamente ao ano anterior, tendo sido recolhidas perto de quatro mil toneladas.

Na reciclagem do cartão e do papel a subida foi de 4%, com os ecopontos azuis a receberem, no último ano, seis mil toneladas deste material. A estes materiais acresce o envio para reciclagem de outros resíduos, como sejam equipamentos eléctricos e electrónicos e madeira, que, em 2022, “perfizeram um total de 493 toneladas”

Além da poupança de 92 mil árvores, os materiais recolhidos selectivamente na região, durante o último ano, são suficientes para fabricar mais de 30 milhões de latas de 0,33 litros e produzir mais de 9,8 milhões de t-shirts XL (que levam composto de plástico). Foi ainda recolhido vidro que dará para produzir “cerca de 15 milhões de garrafas de 0,75 litros”.

Citada numa nota de imprensa, Marta Guerreiro, administradora-executiva da Valorlis, salienta o crescimento “contínuo” da quantidade de resíduos enviada para reciclagem, destacando “o assinalável desempenho no vidro, que é o material cuja taxa de reciclagem mais precisa de crescer”. Nesse comunicado, a empresa enaltece “o esforço da população e agradece todo o seu contributo, imprescindível para alcançar as metas de reciclagem, procurando retribuir com um serviço cada vez melhor e que vá ao encontro das suas necessidades”.

Actualmente, a Valorlis disponibiliza uma rede 1.797 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de intervenção. Essa resposta é complementada com o serviço de recolha porta-a-porta em áreas residenciais especificas e no comércios e serviços, assim como programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.