Sociedade
Recuperar para uma vida mais saudável depois de um enfarte
Programa do hospital de Leiria inclui sessões educativas e treino físico.
O último dia 13 de Janeiro vai ficar gravado, “para sempre”, na vida de Sérgio Ribeiro. Foi o dia em que, depois de meses com uma dor no peito e na garganta, decidiu ir à urgência do hospital de Leiria. O diagnóstico foi “inesperado”. Tinha de fazer um cateterismo, porque havia uma artéria que estava “praticamente” tapada e, a qualquer momento, podia sofrer um enfarte.
“Nunca associei aquela dor a um eventual problema cardíaco. Tinha apenas 46 anos, era saudável e cuidadoso com a alimentação e praticava desporto, embora fumasse”, conta.
Depois do susto, Sérgio Ribeiro frequenta agora o programa de reabilitação cardíaca do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), criado para promover a recuperação para um estilo de vida saudável de doentes que sofram um enfarte do miocárdio.
O objectivo é dar “ferramentas” a esses pacientes, através de sessões educativas e de treino físico, de forma a evitar um segundo evento cardíaco.
“Os dados revelam que pessoas com alto risco têm um risco superior a 15% de, nos dez anos seguintes, sofrerem um segundo enfarte e morrerem de doença cardíaca”, nota Alexandre Antunes, cardiologista que coordena o
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.