Economia
Recursos humanos, um departamento com muito futuro nas empresas
Para avaliar colaboradores, formar e antecipar necessidades das organizações
Que o marketing e as telecomunicações se afiguram como áreas de grande futuro, geradoras de muitos empregados, poucos terão dúvidas se atenderem à velocidade a que se desenvolvem novas tecnologias que, claro está, é preciso saber promover e vender.
Menos evidente será o crescimento esperado por parte de outros departamentos, como é o caso dos recursos humanos e que, segundo a revista Visão, está entre os sectores que mais empregos irá criar no futuro (ver caixa).
Ouvida pelo JORNAL DE LEIRIA, Carla Ferreira, directora-geral da Factor H, empresa de consultoria, explica que nesta região, e por exemplo no sector dos moldes, a maioria das empresas foi constituída quando ainda havia pouca informação disponível e muito pouco se falava sobre a necessidade de promover a formação de recursos humanos.
Presentemente, e fruto do enorme desenvolvimento tecnológico, aplicado também à produção industrial, as empresas vêem-se forçadas a apostar em recursos humanos cada vez mais qualificados e para os quais o mercado nem sempre tem oferta disponível.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo