Abertura
Região desperdiça quase 30% da água da rede pública
Envelhecimento das redes é o principal responsável pelas perdas que em alguns municípios rondam os 40%. Há, no entanto, melhorias a assinalar
Quase 30% da água captada e tratada na região perde-se em fugas e roturas de condutas e de ramais e em extravasamento de reservatórios. São as chamadas perdas reais, que não incluem os furtos e os consumos autorizados e não facturados, como a água usada no combate a incêndios.
De acordo com a análise da Associação Portuguesa de Distribuição de Água ao último relatório do sector feito pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), em 2022, entraram na rede de 12 concelhos da região (excluem-se os municípios do norte do distrito porque os dados estão todos agregados aos da empresa intermunicipal APIN) cerca de 42,3 milhões de metros cúbicos de água. Destes, quase 11,8 milhões, ou seja, 27,7%, perderam-se antes de chegar às torneiras.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.