Sociedade
Região excluída dos apoios à descarbonização dos transportes públicos
Município de Leiria denúncia "injustiça" e pede ao Governo que garanta financiamento às candidaturas. No concelho de Leiria está prevista a aquisição de 27 autocarros eléctricos

Apesar de terem atingido "pontuação máxima", as candidaturas da região ao programa de descarbonização dos transportes públicos ficaram sem financiamento, com os fundos disponíveis (45 milhões de euros) a serem canalizados "apenas" para cinco projectos
"Uma injustiça", alega o Município de Leiria, que, em comunicado, expressa "profunda indignação", não só pela exclusão das candidaturas da região, mas também pelo facto de o apoio financeiro ser aplicado numa "minoria" de projectos. Pelo que, pede ao Governo "uma solução de reparação desta injustiça, que permita que todas as comunidades possam dar o seu contributo para a descarbonização e desenvolvimento sustentável"
Naquela nota de imprensa, a Câmara explica que, no caso do concelho de Leiria, as candidaturas, apresentadas pela Rodoviária do Lis e pela Comunidade Intermunicipal, previam um apoio de 7,5 ME, para a aquisição de 17 autocarros eléctricos para a rede Mobilis e dez viaturas do mesmo género para os transportes interurbanos. Aquela verba destinava-se a custear a diferença entre o preço dos veículos eléctricos e movidos a gasóleo.
A nível nacional, entre as 67 candidaturas entregues, apenas cinco irão receber financiamento. "Esta situação é mais um exemplo de uma distribuição de fundos que ignora as necessidades do País no seu todo e que falha na promoção de uma verdadeira coesão territorial", critica o Município de Leiria, lamentando que o Fundo Ambiental "não tenha sido sensível à diversidade regional e ao esforço dos municípios" em responder aos desafios de sustentabilidade e mobilidade.
"Ao canalizar todo o apoio financeiro para uma minoria de candidaturas, o programa ignora as necessidades de comunidades que também precisam de descarbonizar o transporte público", reforça o comunicado da autarquia leiriense.
O município apela, por isso, ao Governo que reveja a situação e garanta financiamento às candidaturas excluídas, considerando "urgente" impor critérios para que o financiamento para a descarbonização dos transportes públicos "seja gerido de forma justa, inclusiva e equilibrada".