Sociedade

Região tem 29 praias com ‘Qualidade de Ouro’ pela “excelência” da água

13 mai 2024 17:55

Este ano, a região tem menos duas praias galardoadas pela Quercus, numa lista com uma estreia, a praia fluvial de Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos)

regiao-tem-29-praias-com-qualidade-de-ouro-pela-excelencia-da-agua
Fragas de São Simão é uma das nove praias do País que se estreiam com o galardão "Qualidade de Ouro"
Ricardo Graça/Arquivo

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distinguiu, este ano, 29 praias da região com o galardão ‘Qualidade de Ouro’, que reconhece a “excelência” da água. Comparando com o ano passado, são menos duas estâncias galardoadas. Na lista, divulgada na passada sexta-feira, há uma estreia: a praia fluvial de Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos.

Entre as praias da região que vão hastear a bandeira de ‘Qualidade de Ouro’ nesta época balnear estão Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão Centro e Pedrógão Sul (Leiria), Pedras Negras, Praia Velha e São de Moel (Marinha Grande), assim como as praias do Salgado e da Nazaré. A praia fluvial do Cabril, em Pedrógão Grande é outra das galardoadas.

No concelho de Alcobaça, a associação ambientalista atribuiu o galardão às praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra de Ouro, Paredes de Vitória e Polvoeira. Mais a sul, foram distinguidas as praias do Bom Sucesso, Praia d’el Rei e Rei do Cortiço (Óbidos), a Praia do Mar e Foz do Arelho – Lagoa (Caldas da Rainha). No concelho de Peniche, há oito estâncias balneares classificadas como ‘Praia de Ouro’: Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal Campismo, Consolação, Consolação Norte, Medão Supertubos, Porto da Areia Sul e São Bernardino.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

Outro dos critérios prende-se com a ausência de “qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia” na época balnear anterior.

A nível nacional, a Quercus classificou 420 praias com “Qualidade de Ouro”, mais 26 do que em 2023, com as regiões Tejo/Oeste e Norte a serem a mais galardoadas, com 103 e 81, respectivamente. Em comunicado, a associação indica que, das 420 estâncias distinguidas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.