Desporto
Renato Sousa garante um Marinhense “motivado” para enfrentar o Sporting CP
Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra o Sporting CP, para a Taça de Portugal, Renato Sousa, que assume o comando técnico interino da equipa vidreira, afirma que os jogadores vão “desfrutar do momento”
Motivados e focados, é desta forma que os jogadores do AC Marinhense vão enfrentar o Sporting CP, este sábado, em jogo a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Em conferência de imprensa de antevisão da partida, Renato Sousa, treinador dos sub-19 que assume o comando interino da equipa principal, após a suspensão de Rui Sacramento, garante que, apesar do período conturbado vivido pelo clube, os atletas estão com vontade de entrar em campo.
“Apesar da instabilidade e de realmente ser atípico tivemos a sorte de encontrar um grupo de trabalho focado possivelmente também pelo jogo que é, pela importância que tem, o que nos facilitou imenso o nosso trabalho. Honestamente correu acima das nossas expectativas. Estamos motivados”, assumiu Renato Sousa, na antevisão do jogo, esta manhã.
O técnico, que teve apenas três dias para preparar a deslocação a Alvalade, admitiu que será uma “luta desigual” frente ao bi-campeão nacional, “mas tudo é possível”. “Vamos fazer os possíveis.”
“Nós até estamos perto de Fátima… até podemos acreditar em milagres. É um facto. Mas... por que não? No futebol, tudo pode acontecer. Todos, de certeza absoluta, que já tivemos conquistas que pensaríamos que nunca iríamos ter e vamos lutar. Temos uma massa associativa que precisa de ver o Marinhense a lutar por este jogo”, disse.
Renato Sousa referiu que não teve necessidade de motivar a equipa, pois este é daqueles jogos que “qualquer equipa técnica gostava de apanhar”. “Os jogadores estão motivados por si, vão jogar para as suas famílias, vão jogar para os seus amigos, vão jogar para um clube que tem um peso enorme também a nível de história, portanto, é tudo muito positivo e as coisas vão surgir naturalmente.”
Por isso, os jogadores vão “desfrutar do momento, sempre com a devida responsabilidade” pelo símbolo que carregam na camisola e os adeptos “também estão a fazer força” para puxar pela equipa.
Renato Sousa afirmou também que este desafio, prontamente aceite pela equipa técnica interina, contribui para mostrar a qualidade dos treinadores de futebol de formação, assumindo que estão em representação desta classe, que “não tem este tipo de oportunidades”.
Em três dias de trabalho, a equipa técnica perdeu horas de sono a preparar o grupo em campo, mas também no gabinete, a observar o Sporting. Apesar da motivação, sabe para que lado pende o favoritismo. “O favoritismo existe. Quando chegámos decidimos reunir o lote de capitães para também perceber do outro lado, onde é que eles se sentem mais confortáveis. Tentámos ajustar a organização da equipa nesse sentido. Obviamente, que durante grande parte do jogo vamos passar o tempo em organização defensiva”, revelou.
Reconhecendo a instabilidade vivida pelo emblema, em consequência da suspensão e inquérito disciplinar a Rui Sacramento, acusado de abuso psicológico e racismo por alguns jogadores, Renato Sousa reforçou que os jogadores “querem muito jogar este jogo” por ser “uma oportunidade única nas carreiras”.
Ainda elogiou Rui Borges, treinador do Sporting, garantindo que a equipa técnica do Marinhense tem um “respeito enorme por ele”. “Acompanhamos a sua evolução. Realmente vem do zero, o que demonstra muito daquilo que é a sua personalidade, o carisma e a resiliência. E é isso que nós treinadores devemos ter, se quisermos chegar a um patamar mais elevado. Há muita qualidade no futebol de formação e nas competições distritais.”
Com 36 anos, Renato Sousa assume o comando interino da equipa principal do Marinhense, acompanhado com outros cinco elementos das camadas jovens do clube, como Marco Costa e João Órfão, adjuntos dos sub-19, Luís Neto e José Olival, treinadores dos sub-17 e sub-15, respectivamente, e Alexandre Carvalho, técnico de guarda-redes da formação.