Economia

Renault 4 está de volta, mas eléctrica e sem mudanças de guardar na gaveta

16 ago 2025 09:00

Fomos conhecer e testar este novo e revivalista veículo

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Jacinto Silva Duro

O concessionário Mcoutinho Oeste está a apresentar, ao longo do mês de Agosto, o novo mas revivalista Renault 4 E-Tech.

Com um desenho inspirado na clássica 4L, a marca pretende alcançar um êxito semelhante àquele que o novo Renault 5 obteve no ano passado.

A convite da empresa, fomos conhecer e testar o novo veículo e o concessionário reservou-nos a versão Iconic, topo-de-gama - há três versões do 4 E-Tech a serem comercializadas; além da Iconic, a Tecno, de gama-média, e a Evolution, de entrada.

A Iconic é também a que tem a maior bateria, com 52 kW, de potência, capaz de percorrer, em circuito WLTP, 410 quilómetros sem recarregar.

Vários pormenores indicam até ao mais distraído que o fabricante gaulês quis mostrar que este é um carro fabricado em França, com bateria produzida na Europa, e que os componentes, criados pela própria Renault, não dependem de mercados asiáticos.

No vidro traseiro direito, de modo quase imperceptível, estão gravadas as representações da velha 4L e do novo modelo, enquanto, nos bancos desportivos vemos as três cores da bandeira gaulesa.

O mesmo estandarte está em destaque na bagageira, que apresenta um fundo plano tal como a 4L original, mas este esconde um subwoofer Harmon Kardon.

Trata-se de um equipamento que só está disponível na versão Iconic, tal como o cruise control adaptativo, os limitadores de velocidades inteligentes, alertas de ângulo morto e uma miríade de câmaras, para auxiliar o condutor.

No interior, temos a companhia do assistente de bordo Reno, o qual, além de permitir controlar por voz a climatização, o telefone ou o entretenimento, nos deixa abrir e fechar as janelas, sem mexer um dedo.

Nas próximas versões, haverá um novo Reno, assente em IA, com mais funcionalidades… só não levará – ainda – o pequeno-almoço à cama.

Por fim, sentados no lugar do condutor, procuramos pela manete de mudanças, na esperança de que o controlo de marcha seja semelhante ao do veículo original.

Não é, a alavanca está ligada ao volante. Não iremos “meter as mudanças na gaveta”, mas não interessa.

Em estrada, o carro mostra-se sólido e confortável e o nível de equipamento ajuda, e muito, a uma condução sem sobressaltos.

E, claro, as formas inspiradas na 4L original prendem as atenções de quem o vê passar.

O preço da versão de entrada Evolution começa nos 30 mil euros, graças a uma bateria com menor capacidade.

A versão Iconic começa nos 33 mil euros, porém, o carro ensaiado, devido ao equipamento opcional, tem um valor de cerca de 40 mil euros.

O JORNAL DE LEIRIA agradece o convite da Mcoutinho Oeste para este teste em estrada.