Sociedade
Requalificação do IC2 arranca ainda no primeiro trimestre de 2025
Está prevista “a melhoria das condições de circulação rodoviária"
O arranque dos trabalhos de requalificação do IC2 (EN1) entre o Barracão e Pombal foi anunciado para o início do último trimestre de 2024, contudo, o ano terminou sem que as máquinas fossem para o terreno.
Embora a Infra-estruturas de Portugal (IP) não tenha respondido aos pedidos de informação do JORNAL DE LEIRIA, o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, acredita que a empreitada “deverá ser consignada ainda no primeiro trimestre de 2025”.
“Neste momento, a IP está a terminar o processo de indemnizações, de expropriação dos terrenos e a tentar resolver algumas situações de conflito. Nós [autarquia] estamos a articular com a IP e com os proprietários a resolução de situações identificadas”, refere o autarca.
Segundo a portaria publicada no Diário da República, o valor base da requalificação do IC2, em Pombal, é de 17,1 milhões de euros, quantia à qual acresce o IVA à taxa legal.
No Portal Gov, o contrato de empreitada prevê a execução da empreitada de requalificação no IC2 (EN1), seja levada a cabo entre a zona industrial das Meirinhas (quilómetro 136,700)/Pombal (quilómetro 148,500)”, nas proximidades do estádio municipal de Pombal.
Está prevista “a melhoria das condições de circulação rodoviária e segurança dos utentes da via, de modo a diminuir a sinistralidade que se tem vindo a registar nesta estrada, reduzindo a velocidade do tráfego, tomando as intersecções mais seguras e criando condições para os peões”, adianta o documento.