Economia

Resultados do Wood.Shape 4.0 apresentados esta terça-feira na Marinha Grande

28 mar 2022 17:37

Projecto valoriza a folha de pinho e dá resposta à procura de novos produtos

resultados-do-woodshape-40-apresentados-esta-terca-feira-na-marinha-grande
.
DR

Valorizar um produto nacional - a folha de pinho –, com o objectivo de dar resposta à procura de novos produtos para segmentos de mercado mais exclusivos, como é o caso do sector industrial automóvel, era o grande desígnio do projecto Wood.Shape 4.0, que resultou na obtenção de componentes com encaixes em plástico, mas com superfície em madeira de pinho.

Os resultados do projecto serão apresentados amanhã, dia 29, a partir das 9h30, no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, na Marinha Grande.

Segundo nota do Politécnico, na base do Wood.Shape 4.0 esteve também patente uma maior consciencialização ambiental e o foco na personalização e criatividade dos produtos concebidos.

O projecto, com um investimento elegível na ordem dos 990 mil euros, envolveu em consórcio entre as empresas TJ Moldes, Valco, AB Plásticos Batista e Makertech, o CDRSP, o SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, e a Universidade de Coimbra.

O financiamento – 671 mil euros segundo informação disponível no site do projecto - e orientação técnica foi da ANI - Agência Nacional de Inovação.

Depois da apresentação dos resultados do Wood.Shape 4.0, a cargo de Florindo Gaspar, professor e investigador do CDRSP, segue-se a intervenção de Nânci Alves, gestora de projetos IDI na TJ Moldes, e depois a apresentação de Francisco Diz e Liliana Gouveia, investigadores do CDRSP. Segue-se a intervenção de Diana Duarte, responsável de inovação de processo na TJ Moldes, culminando a sessão com uma visita à exposição do projecto.

“A tecnologia de overmoulding é um processo bastante comum na indústria dos moldes e consiste na injecção de um polímero sobre outro tipo de material não-polimérico como metal, películas, filmes ou tecido. Através de técnicas inovadoras de moldação totalmente automatizadas, este projeto pretendeu fazer injecção sobre folha de madeira e madeira conformada num passo anterior”, explica a nota do Politécnico.

O projecto visou a valorização do uso da madeira pela sua baixa condutividade térmica e aspecto visual, potenciando o valor comercial do produto e a sua customização em massa.

“A inovação é ainda mais extensa pela integração da visão computacional, da incorporação de tags RFID e do desenvolvimento de sistemas automatizados para optimizar todo o processo produtivo.”