Economia
Rocim é Melhor Produtor do Ano 2017
Empresa tem vinhas em Cuba (Alentejo) e nas Cortes (Leiria)
A Rocim foi considerada o Produtor do Ano 2017 pela revista Vinho Grandes Escolhas. O prémio foi entregue no dia 16, em Lisboa.
Na cerimónia, Luís Lopes, director desta publicação, afirmou que os vinhos desta empresa, que integra o Grupo Movicortes, se distinguem pela “forte marca de qualidade e singularidade entre os seus congéneres”.
Por outro lado, a qualidade do projecto “não se mede apenas pelos vinhos”. “Os apreciadores já se habituaram ao enorme sentido de rigor e inovação que a empresa coloca em tudo o que respeita à comunicação da marca”.
O director da revista lembrou ainda que a Rocim concilia abordagens modernas com práticas ancestrais, “que são um hino à região e ao terroir”, e que a sua escolha como Produtor do Ano 2017 se justifica “pelos vinhos e pela atitude”.
No mesmo evento, o vinho Herdade do Rocim Clay Aged Alentejo Tinto 2015 foi considerado um dos melhores do País. Catarina Vieira, enóloga e responsável pela empresa (na foto com o enólogo Pedro Ribeiro), lembrou na cerimónia que a Rocim é um projecto que começou há 18 anos, resultado do sonho do pai, José Ribeiro Vieira.
E foi em sua homenagem que no passado sábado, dia em que faria anos, a empresa lançou no mercado o Crónica #328 José Ribeiro Vieira, um vinho tinto “de topo” que nasceu “do sonho, da vontade e do amor” e que pretende ser “uma homenagem a um homem e à sua obra”.