Sociedade

Rodrigo Claro participou no Transforming Education Pre-Summit, iniciativa da ONU realizada em Paris

5 jul 2022 15:40

Aluno da Marinha Grande fez parte da delegação portuguesa. Foram 154 os países representados

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DR
Daniela Franco Sousa

Rodrigo Claro, aluno do 10.º ano, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Ponte, esteve entre os dias 28 e 30 de Junho na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, onde participou no Transforming Education Pre-Summit, anunciou o professor, Fernando Emídio, coordenador da disciplina de Cidadania no agrupamento, também presente nesta iniciativa da Organização das Nações Unidas.

O evento teve como propósito construir uma visão partilhada sobre a Educação e propor acções para a cimeira que se realiza em Setembro.

Na sua página do Linkedin, o docente realçou que a delegação portuguesa integrou alunos, professores, o ministro e outros elementos do Ministério da Educação, nesta iniciativa onde estiveram representados 154 países, reunido um total de mais de mil participantes. Uma “experiência inesquecível para todos, mas sobretudo para os alunos”, sublinhou Fernando Emídio.

Em nota de agenda, o Ministério de Educação informou que no Transforming Education Pre‐Summit, onde participou o ministro da tutela, João Costa, participaram cinco alunos de cinco escolas portuguesas: do Agrupamento de Escolas de Alcanena, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, também da Escola Técnica Profissional da Moita, da Escola do Comércio de Lisboa e do Agrupamento de Escola Marinha Grande Poente.

“Esta pré-cimeira, que conta com 150 ministros de países de todo o mundo, tem, entre outros objectivos, criar um impulso e marcar um marco fundamental para um movimento global pela educação, mostrando países pioneiros e líderes na educação, fornecendo uma plataforma para crianças, jovens, estudantes, pais e professores expressarem as suas opiniões e fazerem ouvir as suas vozes, e permitindo às partes interessadas juntarem-se e unir forças para transformar a educação”, fez saber o ministério na mesma nota de agenda.