Sociedade
Roupa velha transformada em apoio para Dadores de Sangue da Nazaré
Projecto envolve Cáritas Diocesana de Lisboa
A recolha de roupa usada destinada à reutilização e reciclagem transformou-se em apoio financeiro à Associação de Dadores Benévolos de Sangue do concelho da Nazaré, informou a autarquia.
"Durante 2021, a Cáritas recolheu 8.941 toneladas de roupa nos contentores instalados no concelho, que, no âmbito do protocolo com o município, renderam 450 euros já entregues à associação. Também a Ultriplo, empresa de valorização dos bens têxteis, presente no território concelhio com vários contentores, destinou o valor da reutilização (719,13 euros) à mesma entidade", refere a câmara.
Ao abrigo do Projecto Amigo da Cáritas Diocesana de Lisboa, a anual contrapartida em dinheiro pela quantidade de roupa recolhida no Município da Nazaré, não reverte, como foi sempre habitual, a favor da própria câmara municipal, mas de uma instituição do concelho.
"Em 2022, a instituição contemplada é a Associação Dadores Benévolos de Sangue (ADBS)”, explica Ana Veiga, dos Serviços Administrativos/Financeiros da Cáritas Diocesana de Lisboa.
Em nota de imprensa, a câmara faz saber que "a Cáritas felicita a existência deste projecto de colaboração do Município da Nazaré num projecto socio-ambiental e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Nazaré (ADBS) pela importância da sua missão a favor da saúde de todos”.
Por seu turno, a Ultriplo, que recolheu 14.387 toneladas dos contentores e aterro, refere, na sua página oficial, que a valorização dos bens recolhidos é fundamental para a protecção e desenvolvimento sustentado do meio ambiente.
“A responsabilidade social assume um papel tão importante quanto o da sustentabilidade da empresa, sendo um complemento da nossa actividade”.
Todos os anos, milhares de toneladas de têxteis vão parar a aterros, o que provoca o aumento dos custos com o tratamento dos resíduos.