Sociedade
Rui Ruben, novo director do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, toma posse no dia 10
Novo responsável conta com um extenso currículo e experiência na área da investigação
A tomada de posse do novo director do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP), unidade de investigação do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), acontecerá na quarta-feira, dia 10, pelas 17 horas, no auditório dos Serviços Centrais do IPL, na cidade de Leiria.
Rui Rubn é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Engenharia Mecânica, pelo mesmo estabelecimento de ensino superior, é membro da Ordem dos Engenheiros e substituirá Artur Mateus à frente do CDRSP.
Segundo uma nota do IPL, o novo responsável é presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica e autor de vários artigos em revistas científicas internacionais, em conferências científicas nacionais e internacionais, e de capítulos em livros.
Rui Ruben iniciou a carreira académica em 2001, como equiparado a assistente de primeiro triénio no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPL, onde é professor coordenador.
Durante a carreira de docente na ESTG, leccionou e foi responsável por várias unidades curriculares, nas licenciaturas em Engenharia Mecânica, Engenharia Automóvel, Engenharia e Gestão Industrial e Biomecânica, e nos mestrados de Engenharia Automóvel, Engenharia da Concepção e Desenvolvimento de Produto e Engenharia para a Fabricação Digital Directa.
É investigador integrado do CDRSP desde 2009 e membro colaborador do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA).
Desenvolve trabalho de investigação científica em Biomecânica. Participou no Projecto de Implantes e Engenharia de Tecidos, e em Optimização e Mecânica Computacional.
Foi membro do comité organizador de diversas conferências nacionais e internacionais.
Participou em várias iniciativas, tendo sido investigador principal do projecto “Desenvolvimento de software para preparação de artroplastia” e, mais recentemente, do “SaFe - Desenvolvimento e Fabrico de Implantes Traqueobrônquico”.