Sociedade
Santuário de Fátima passa a realizar procissão das velas todos os dias
Mudança é justificada pela presença “cada vez mais regular” de grupos de peregrinos durante todos os meses do ano

A procissão das velas no Santuário de Fátima realiza-se agora todos os dias e não apenas entre a Páscoa e o Advento, como acontecia. A alteração é justificada com a “presença regular” de grupos de peregrinos no Rosário das 21:30 horas.
Em comunicado, a instituição explica que “a mudança resulta da consciência por parte do Santuário da presença cada vez mais regular de grupos de peregrinos, durante todos os meses do ano, não se limitando apenas aos meses de maior afluência”.
Essa realidade é evidenciada pelas estatísticas do Santuário, que revelam um aumento do número de grupos organizados de fiéis, entre Novembro e Abril, ou seja, fora do período das grandes peregrinações internacionais.
O santuário ressalva que, “como já acontecia”, a realização da Procissão das Velas continua a estar dependente das condições meteorológicas que se verificarem no momento.
Com esta mudança, os grupos de peregrinos poderão inscrever-se, ao longo do ano, para transportar o andor, bastando para tal que o façam junto dos serviços do Santuário de Fátima ou através de e-mail (peregrinos@fatima.pt).
A procissão das velas é um dos ritos mais emblemáticos de Fátima. Nas grandes peregrinações, entre Maio e Outubro, esta procissão acontece na noite do dia 12 e conduz a imagem de Nossa Senhora da Capelinha das Aparições até ao altar do recinto de oração. Nos restantes dias, é feito um percurso no recinto de oração, regressando à Capelinha das Aparições.
Inspirada na tradição do Santuário de Lourdes, em França, a procissão das velas em Fátima começou a realizar-se na segunda metade da década de 1920.