Sociedade

Santuário e Católica assinam protocolo que cria cátedra em estudos de Fátima

14 out 2024 11:08

O acordo entre as duas instituições será assinado hoje e prevê também a criação de um prémio internacional a atribuir anualmente na área das Ciências Sociais e Humanidades

santuario-e-catolica-assinam-protocolo-que-cria-catedra-em-estudos-de-fatima
Nova disciplina abordará o fenómeno de Fátima dos pontos de vista social e religioso
Ricardo Graça/Arquivo

O Santuário de Fátima e a Universidade Católica Portuguesa assinam, esta segunda-feira, um protocolo que prevê a criação de uma cátedra em estudos de Fátima e de um prémio internacional, a atribuir anualmente a alunos de mestrado e de doutoramento nos domínios das Ciências Sociais e das Humanidades.

Os termos do protocolo foram revelados no sábado, pelo reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, durante a conferência de imprensa que marcou o arranque da peregrinação internacional aniversária de Outubro, que, segundo dados da instituição, juntou na Cova da Iria cerca de 180 mil pessoas.

Segundo o reitor, a direcção da Cátedra Estudos de Fátima: Religião e Sociedade “será paritariamente partilhada entre a UCP e o Santuário”, e a partir dela serão desenvolvidos projectos sobre Fátima. Entre as iniciativas previstas está a promoção de um curso em formato ‘e-learning’, “com o objectivo de promover a leitura científica do fenómeno, atingindo formandos à escala internacional”.

Será ainda organizada ‘Escola de Verão’ (‘Summer School’) internacional sobre Fátima, a realizar no Santuário, ficada no “estudo das dinâmicas sociais e religiosas nas sociedades contemporâneas, com particular acentuação na mariologia, dirigida a alunos universitários de diferentes nacionalidades”, avançou Carlos Cabecinhas.

O protocolo prevê também a integração de recursos humanos qualificados do Santuário e da UCP em projectos científicos e educativos das respectivas instituições, “bem como a colaboração em projectos de criação artística e conservação e restauro do património do Santuário”.

“É nossa convicção que este é um passo importante para a valorização de ambas as instituições”, afirmou Carlos Cabecinhas, sublinhando que os vários pontos previstos no protocolo serão alvo de regulamentos específicos “em ordem à sua implementação e concretização”.

O protocolo é assinado, esta segunda-feira, às 17:30 horas, n a sede da Universidade Católica, em Lisboa. Nessa ocasião, será também proferida a conferência “Guerra e Paz no Século e na Mensagem de Fátima”, por José Miguel Sardica, historiador e docente da UCP.