Desporto
Seleccionador da Marinha Grande leva Iuri Leitão à prata no ciclismo de pista
Gabriel Mendes está ligado ao desenvolvimento do ciclismo de pista em Portugal

Iuri Leitão conquistou a mais recente medalha olímpica para Portugal no ciclismo de pista, ao alcançar o segundo lugar numa modalidade cujo seleccionador nacional, Gabriel Mendes, é natural da Marinha Grande.
Nas redes sociais, o Município da Marinha Grande felicitou o seleccionador marinhense, afirmando que “esta conquista olímpica é um exemplo da excelência, dedicação e profissionalismo do atleta e treinador”.
Gabriel Mendes está ligado ao crescimento do ciclismo de pista no País, desde que, em 2010, a Federação Portuguesa de Ciclismo lançou um concurso para o preenchimento de uma vaga com o objectivo de desenvolver a modalidade.
Além de ser coordenador técnico nacional das selecções nacionais de ciclismo, é também o seleccionador nacional de ciclismo de pista. No ano passado, foi distinguido com o prémio Mérito Desportivo na Celebração Olímpica, gala do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Iuri Leitão conquistou ontem a medalha de prata no omnium dos Jogos Olímpicos, ao concluir a prova com 153 pontos, atrás do francês Benjamin Thomas. Esta é a primeira medalha para Portugal no ciclismo de pista e a segunda nesta edição dos Jogos Olímpicos em Paris.