Viver
Sete grupos no festival de teatro de rua de Porto de Mós
Teatr'Ambu e Um Par de Cinco abrem a programação

Sete grupos amadores participam em 2025 no Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós, que este ano comemora a décima edição, entre 19 de Julho e 3 de Agosto, sempre na Praça da República com acesso gratuito e sempre às 21:30 horas.
O arranque, já neste próximo fim-de-semana, oferece duas apresentações: Terra Prometida, do Teatr'Ambu – Grupo de Teatro de São Jorge, e Os Subsidiotas, por Um Par de Cinco – Grupo de Teatro de Mira de Aire (sábado e domingo, respectivamente).
Ao todo, sete espectáculos sobre o tema “Agricultura” encenados pela equipa do Leirena, de Leiria, que, na nota de divulgação, antecipa criações construídas com “sátira, comédia, memórias, tradição e ideias inovadoras para o futuro”.
“Um dos momentos culturais mais vibrantes do concelho”, que promove “a expressão cultural local e o envolvimento das freguesias na criação artística”, enquanto dá corpo “a histórias que emocionam, fazem rir e pensar”, aponta o município de Porto de Mós.
Nos dias 26 e 27 de Julho, a programação contempla Cana-bis, por Os Miúdos da Serra – Grupo de Teatro de Alqueidão da Serra, e A Oliveira, do Mendigal – Grupo de Teatro de Mendiga e Arrimal.
Finalmente, no encerramento, 1, 2 e 3 de Agosto, estão anunciadas as peças Desenterrar, do Trupêgo – Grupo de Teatro de Porto de Mós, Terra a Terra Somos Nós, pelo Juncateatro – Teatro Regional do Juncal, e Semente “Perfeita”, pelo Olaré – Grupo Teatro Amador Serro Ventoso.
“Durante três fins de semana, a Praça da República transforma-se num verdadeiro anfiteatro, onde o teatro sai dos palcos fechados e ganha vida junto da comunidade”, conclui a autarquia.