Sociedade

Sugeridas 23 mulheres para nomes de ruas nos Marrazes e Barosa, Leiria

11 mar 2023 11:12

Iniciativa da União de Freguesias no âmbito do projecto Caminhos da igualdade: toponímia em feminino.

sugeridas-23-mulheres-para-nomes-de-ruas-nos-marrazes-e-barosa-leiria
O nome da atleta olímpica Iria Rodrigues foi um dos sugeridos
Ricardo Graça

A União das Freguesias de Marrazes e Barosa (UFMB), em Leiria, lançou um repto à população para sugerir nomes de mulheres que mereçam constar nas ruas daquelas freguesias, de forma a esbater a desigualdade de género. Até esta semana chegaram à junta 23 nomes de mulheres a nível local e nacional.

“De 669 topónimos que estão com nomenclatura na União de Freguesias, apenas 29 têm nomes de mulheres. Isto corresponde a 4%”, aponta Catarina Dias, membro do executivo e coordenadora do projecto Caminhos da igualdade: toponímia em feminino na UFMB, lançado no âmbito do Dia Internacional do Dia da Mulher.

Entre as propostas estão os nomes de Maria Pereira, cientista que inventou um adesivo que permite reparar corações com defeitos em crianças, Irina Rodrigues, atleta olímpica, Maria do Céu Cunha, professora que marcou diferentes gerações, ou Fátima Salgueiro, fundadora do Museu Escolar de Marrazes.

Foram ainda sugeridas Ruth Garcês, primeira juiz portuguesa e primeira procuradora judicial, Maria de Lurdes Pintassilgo, a primeira mulher a desempenhar a função de primeira-ministra em Portugal, e Adelaide Cabete, pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres, que presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portugueses, entre outras.