Viver
Teatro: se um ditador proibisse a diferença
Companhia Nem Marias Nem Manéis estreia hoje novo espectáculo
Depois de apresentar pela primeira vez A casa que temos dentro em Maio de 2025, o grupo de teatro Nem Marias Nem Manéis (NMNM) prepara-se para estrear esta sexta-feira, 23 de Janeiro, uma versão reescrita do espectáculo, com nova dramaturgia e o título A casa que (ainda) temos dentro.
“E se um ditador decretasse a obrigação da normalidade entre todas as pessoas? Se proibisse a diferença? Se perseguisse a individualidade? Se levasse à loucura quem ousasse ter uma voz própria?” A sinopse partilhada pela companhia criada em Leiria no ano passado descreve uma peça que reflecte “sobre identidade e memória, sobre resistência e loucura, sobre esperança e absurdo, sobre as diversas casas que cada um de nós habita: corpo, memória, comunidade, planeta” e ainda “sobre tudo o que se pode perder quando se abdica da personalidade e da singularidade”.
Com texto de Paulo Kellerman e Cátia Ribeiro, e dramaturgia e encenação de Cátia Ribeiro, A casa que (ainda) temos dentro conta no elenco com Albertino dos Prazeres, André Fonseca, Andreia Mateus, Carolina Marques, Catarina Mamede, Dora Conde e Rita Rosa. Cenografia e figurinos têm assinatura de Sandrine Cordeiro e a música é de Nelson Brites.
O espectáculo vai a palco no Teatro Miguel Franco, em Leiria, numa sessão com início às 21:30 horas.
Neste primeiro ano de actividade, a NMNM encenou também Cruza as pernas como uma rainha, Aisha, Nem bestas nem santas e O vento não sabe o que faz. No total, cinco estreias e 15 apresentações em Leiria, Maia, Fátima, Espinho e Vizela.