Abertura

Trocar quartos de universidade por comboios da Linha do Oeste?

5 set 2024 09:30

Perante o custo dos quartos para os alunos deslocados, ficar em casa e ir às aulas a Caldas, Leiria e Coimbra pela Linha do Oeste poderia ser uma opção, especialmente, após o Governo anunciar um passe de 20 euros para comboio. Poderia, mas não é

trocar-quartos-de-universidade-por-comboios-da-linha-do-oeste
Comboios da Linha do Oeste não cumprem a sua mais básica função
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Estudar no ensino superior está cada vez mais caro, especialmente, quando é necessário sair de casa e rumar a uma nova cidade e aí buscar alojamento.

O preço dos quartos e a alimentação representam a maior fatia dos custos de entrar na universidade ou num curso do politécnico.

O Iscte-Instituto Universitário de Lisboa fez as contas e concluiu que, estudar no ensino superior custa, em média, 903,9 euros todos os meses.

As conclusões do estudo, realizado no âmbito da iniciativa europeia Eurostudent VIII, que analisou as condições de vida e de estudo de uma amostra de mais de dez mil estudantes no ensino superior podem ser consultadas no site da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Em média, em Caldas da Rainha, onde está situada a Escola Superior de Artes e Design, do Instituto Politécnico de Leiria, o alojamento custava 250 euros por mês.

Em Julho, em Leiria, cidade onde existem três escolas superiores do mesmo politécnico, o valor atingiu os 280 euros (uma subida de 12% num ano) e, em Coimbra, os estudantes da universidade tinham de desembolsar, em média, 300 euros, no final do primeiro semestre, por um quarto (mais 7% do que em 2023).

Estes valores resultam de uma análise do Idealista, publicada na semana passada, relativa aos seis primeiros meses do ano.

O site alerta que os números poderão esta

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ