Economia
TWEVO cria solução de IA para controlar qualidade em fábricas da Stellantis
Tecnologia da Startup de Leiria vai começar por ser usada na maior fábrica da Renault
A TWEVO Smart Technologies, startup tecnológica de Leiria, foi a escolhida pela Stellantis, para desenvolver e instalar nas suas fábricas um sistema de supervisão de processos de assemblagem, com recurso a visão computacional com Inteligência Artificial (IA).
Resultado de anos de investigação, desenvolvimento e investimento, a tecnologia envolvida representa o core business da TWEVO e será, para já, aplicada na maior fábrica da Peugeot, em Sochaux, na França, estendendo-se, depois, às restantes unidades do grupo.
A Stellantis, criada pela fusão entre a Fiat-Chrysler e o Grupo PSA, é, actualmente o quarto maior fabricante automóvel do mundo, o que reflecte a importância desta escolha.
O grupo procurava quem pudesse fornecer soluções inteligentes para complementar os seus processos de garantia de qualidade na assemblagem de baterias de veículos eléctricos e escolheu a empre- sa de Leiria. Carlos Ribeiro e Mónica Figueiredo, que fundaram a TWEVO, explicam que, após uma longa negociação e demonstração do sistema na sede da Fiat, na Itália, receberam luz verde para avançar em Sochaux.
“A nossa tecnologia, que recorre ao processamento de vídeo com IA, permite detectar anomalias e garantir a conformidade das operações realizadas por operadores humanos ou sistemas automáticos, em tempo real”, afirmam, sublinhando que se trata de uma tecnologia com potencial para aumentar a eficiência dos processos produtivos, permitindo identificar a origem de anomalias, reduzir o desperdício de energia e matéria-prima, minimizar quebras de produção e garantir a qualidade do produto.
A TWEVO oferece ainda soluções de garantia de qualidade de peças plásticas e metálicas finalizadas para a indústria automóvel, iden- tificando, em tempo real, vários tipos de defeito, estando a operar em parceiros como o Grupo Vangest, da Marinha Grande, e outros a nível nacional.
“A nossa solução é útil na detecção de defeitos estéticos, onde as técnicas tradicionais de visão computacional não oferecem o desem- penho desejado”, adiantam.