Sociedade

ULS de Leiria confirma cinco mortes associadas ao mau tempo

29 jan 2026 17:21

Entre os 232 feridos assistidos no Serviço de Urgência do hospital de Leiria com traumatismo relacionados com a tempestade há a lamentar cinco óbitos

uls-de-leiria-confirma-cinco-mortes-associadas-ao-mau-tempo

Estão confirmadas cinco mortes em Leiria relacionadas com o temporal. A informação, avançada pela agência Lusa, é confirmada ao JORNAL DE LEIRIA por fonte da Unidade Local de Saúde (USL) da Região de Leiria.

No mais recente balanço, a instituição adianta que, entre as 5:00 horas da madrugada de ontem, dia 28, até às 15 horas desta quinta-feira, deram entrada no Serviço de Urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, 232 pessoas com traumatismos associados ao temporal que assolou a região. Cinco acabaram por falecer.

Devido ao aumento "significativo" do número de ocorrências, nomeadamente de doentes com traumatismos, a ULS suspendeu a actividade assistencial programada, tendo também accionado o seu Plano de Emergência e Catástrofe, entretanto, elevado para o nível 2.

Em comunicado, a instituição adianta que, neste momento, a resposta assistencial está focada "na situação de emergência, em articulação permanente com a direcção executiva do SNS e da Protecção Civil", e apela à população para que apenas recorra ao Serviço de Urgência "em situações de extrema necessidade".

Na mesma nota, a ULS de Leiria faz um balanço dos danos provocados pela passagem da depressão Kristin nas suas infra-estruturas. A instituição dá nota de danos nas coberturas e em equipamentos aí localizados, incluindo equipamentos instalados ao abrigo do PRR – Eficiência Energética, e nos espaços verdes, com queda de árvores de grande porte e de estruturas de sinalética exteriores, que danificaram viaturas e provocaram constrangimentos nas vias de circulação interna.

De acordo com a actualização feita às 15 horas, o hospital mantém-se sem acesso a energia da rede pública, com o fornecimento energético a ser assegurado através de geradores.

Em relação aos centros de saúde, há registo de danos nas coberturas e impactos relacionados com as falhas na rede pública de energia e nas comunicações. Mas, apesar dos constrangimentos, as unidades mantêm-se em funcionamento, "assegurando a resposta a doença aguda;Situações inadiáveis, atendimento a doentes respiratórios e cuidados domiciliário", informa a ULS de Leiria.

 

 

Os centros de saúde com abastecimento elétrico restabelecido ou com recurso a gerador encontram-se a funcionar em pleno.

Os restantes funcionam dentro do período de luz solar disponível.

 

A situação encontra-se em monitorização contínua em articulação com a Direção Executiva, sendo emitidas atualizações sempre que se justifique.