Sociedade

Ultramaratonista vai percorrer o distrito de bicicleta para apelar à mudança na mobilidade urbana

5 set 2025 10:14

Tiago Cação dá hoje início ao Projecto 278 e a primeira paragem no distrito será no dia 8, em Pombal

ultramaratonista-vai-percorrer-o-distrito-de-bicicleta-para-apelar-a-mudanca-na-mobilidade-urbana
O ultramaratonista entrega aos municípios uma carta a apelar à mudança na mobilidade urbana
DR

O ultramaratonista Tiago Cação vai iniciar uma volta a Portugal em bicicleta, num total de seis mil quilómetros, com o objectivo de alertar para a necessidade de redefinir a mobilidade urbana e percorrerá os 16 concelhos do distrito de Leiria.

O Projecto 278 tinha ido para a estrada a 1 de Junho, mas uma pneumonia bilateral obrigou Tiago Cação a suspender o percurso dois dias após o início, ficando internado no Hospital Santa Maria Maior, EPE, em Barcelos.

Recuperado, a iniciativa reinicia-se hoje e, no distrito de Leiria, a primeira paragem do ciclista será em Pombal, a 8 de Setembro. No dia seguinte, será a vez de Ansião, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Batalha e Leiria. No dia 10, Tiago Cação irá à Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Porto de Mós, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral. Em todos os concelhos, vai entregar uma carta à autarquia a apelar à redefinição da mobilidade urbana.

“Tenho visto o aproximar das eleições autárquicas, estamos em plena pré-campanha, e, tirando Lisboa e Porto, a mobilidade não tem entrado nos debates. Espero que o Projecto 278 ajude a que o tema surja nos discursos – e nas acções – dos candidatos de todo o País”, afirma, citado em comunicado de imprensa.

O atleta defende a uma mobilidade mais activa, com a inclusão da bicicleta no topo da pirâmide da mobilidade, lembrando que os centros urbanos “são responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa e o transporte rodoviário é identificado como a principal causa da poluição do ar nas cidades”, pode ler-se na mesma nota.

O Projecto 278 também assenta na promoção turística, onde Tiago Cação procura mostrar que “Portugal é uma referência no cicloturismo e no turismo sustentável”.