Viver
Um dia especial na Casa Varela com música, workshops, arte e culinária
Construção de gigantones, uma exposição e um laboratório de serigrafia, também no programa de sábado, em Pombal
Um dos destaques é o Concerto para uma Árvore, em que o músico Fernando Mota explora objectos sonoros e utiliza instrumentos experimentais criados a partir de árvores e de outros materiais naturais, como, por exemplo, o instrumento hárvore, que se baseia num carvalho cortado durante uma limpeza de terrenos na Serra de Montemuro.
Com início às 21:30 horas, o espectáculo acontece na Casa Varela, integrado no Festival de Teatro de Pombal.
Mas, para o próximo sábado, 11 de Março, além de Concerto para uma Árvore, a equipa da Casa Varela preparou um dia com exposições, oficinas artísticas e culinária, que assinalam a apresentação da imagem gráfica do centro de experimentação artística, em Pombal.
Anabela Ferreira vai desenhar a aguarela o que acontecer no sábado na Casa Varela; Telmo Mendes realiza retratos segundo o processo fotográfico colódio húmido; e o projecto Bicicleta Manifesta, de Diogo deCalle e Bruno Lavos, um laboratório de serigrafia transportado numa bicicleta, vai produzir cartazes serigrafados.
Em agenda, está também a primeira sessão (de um total de 11 sessões, até Julho) de Gigantones da Minha Alma, em que José Ramalho (director artístico do Teatro Figura) ensinar a famílias técnicas de construção e representação com gigantones.
Estão ainda anunciados outros workshops que decorrem de manhã e à tarde, como “Sabores do mundo”, de Ali Waldegrave, e “Instrumentos do mundo”, de Paul Johnson.
Finalmente, será possível visitar a exposição Eu, descartável, de Marta Paiva, fotógrafa, que esteve em residência criativa na Casa Varela.
A maioria das actividades estão sujeitas a inscrição prévia e têm vagas limitadas.