Saúde
Um terço dos bebés nascidos em Leiria são de mães estrangeiras
O número de partos de cidadãs estrangeiras no hospital de Leiria foi no ano transacto de 480, uma diminuição face a 2023, ano em que foram 566
O número de partos no hospital de Leiria em 2024, ano em que a Urgência de Obstetrícia/Ginecologia esteve fechada 132 dias, diminuiu face a 2023, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
“No ano de 2024, foram realizados 1.414 partos no Hospital de Santo André [em Leiria], da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria. Destes, 934 foram realizados a cidadãs portuguesas e 480 partos foram realizados a cidadãs de outras nacionalidades”, referiu a ULS em resposta a um pedido de informação da agência Lusa.
Em 2023, foram realizados 2.258 partos, adiantou.
“Recorde-se que no ano de 2023, o serviço de Obstetrícia/Ginecologia acolheu, entre Maio e Outubro, nas suas instalações, as equipas de Obstetrícia do hospital das Caldas da Rainha, enquanto decorriam as obras naquela maternidade”, explicou a ULS, realçando que “este facto contribuiu para o número de partos ter aumentado” nesse ano.
Ainda segundo a informação da ULS, o número de partos de cidadãs estrangeiras no hospital de Leiria foi no ano transacto de 480, uma diminuição face a 2023, ano em que foram 566.
A ULS da Região de Leiria esclareceu também que dos partos feitos no ano passado nesta unidade hospitalar 504 foram por cesariana, enquanto no ano imediatamente anterior foram 668.
Na resposta à Lusa, a ULS acrescentou que em 2024 a “Urgência de Obstetrícia/Ginecologia teve encerramento programado de 132 dias”.
O maior período ocorreu entre 02 e 19 de Agosto, situação justificada então com a falta de recursos humanos.
“Em situação de encerramento programado, as situações são encaminhadas logo de início para outras maternidades da rede”, referiu a Unidade Local de Saúde.
Em 2023, a ULS tinha registado o crescimento do número de partos relativamente a 2022, com mais 348 crianças nascidas do que no ano anterior, situação então atribuída ao fluxo migratório.
Durante 2023, registaram-se 2.258 nascimentos de bebés no bloco de partos, um crescimento de mais de 18% relativamente ao ano anterior.
A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e dez centros de saúde.