Desporto
União de Leiria agradece devoção de Vítor Oliveira, treinador campeão em 1998, que morreu hoje
O técnico orientou a União de Leiria na época de 1997/1998 e garantiu a subida à I Liga
Numa nota de pesar conjunta, o presidente da União Desportiva de Leiria, Nuno Cardoso, e o presidente da UDL – União de Leiria, Futebol, SAD, Armando Marques, manifestam “profundo pesar” pelo falecimento do antigo treinador do clube, Vítor Oliveira, que morreu hoje, aos 67 anos.
Conforme lembra o texto assinado por Nuno Cardoso e Armando Marques, o técnico Vítor Oliveira orientou a União Desportiva de Leiria na época de 1997/1998 e conquistou o título de campeão da II Liga, além de garantir a subida à I Liga.
Regressaria em 2007/2008, já no escalão maior, mas não evitou a descida de divisão, numa época em que substituiu Paulo Duarte na décima jornada e a UDL só obteve três vitórias no campeonato.
“Neste momento de grande tristeza e consternação, a UD Leiria endereça aos seus familiares e amigos as mais sentidas condolências, não deixando de agradecer a dedicação e devoção ao Clube nas épocas em que vestiu de Castelo ao Peito”, refere o comunicado.
Vítor Oliveira, treinador com longa carreira no futebol português, morreu hoje, aos 67 anos, depois de se sentir indisposto enquanto caminhava na zona de Matosinhos, confirmou à agência Lusa fonte próxima da família.
O ex-jogador e treinador, que estava sem clube desde que orientou o regresso do Gil Vicente à I Liga na época passada, foi assistido no local e transportado para o Hospital Pedro Hispano, mas acabou por não resistir.
Entre 1978 e 2020, Vítor Oliveira comandou Famalicão, Portimonense, Maia, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Vitória de Guimarães, Académica, União de Leiria, Sporting de Braga, Belenenses, Rio Ave, Moreirense, Leixões, Trofense, Desportivo das Aves, Arouca, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Paços de Ferreira.
Natural de Matosinhos, Vítor Oliveira representou Leixões, Paredes, Famalicão, Sporting de Espinho, Sporting de Braga e Portimonense como futebolista, tendo ficado conhecido como o ‘rei das subidas’, já como treinador, ao festejar 11 promoções em 18 presenças na II Liga.