Sociedade

Afluência obriga D. Dinis a recusar alunos da sua área de influência

4 ago 2016 00:00

Um aumento da procura de alunos para frequentarem o 5.º ano na D. Dinis obrigou a escola a recusar estudantes mesmo da sua área de influência ou que estudaram no mesmo agrupamento, por falta de capacidade física.

afluencia-obriga-d-dinis-a-recusar-alunos-da-sua-area-de-influencia-4721

A enorme procura pela Escola Básica (EB) 2,3 D. Dinis levou a que, para já, cerca de 60 alunos tenham sido rejeitados, alguns residentes na área de influência e provenientes de escolas do mesmo agrupamento. O sub-director, Rodrigo Pereira, lamenta o sucedido, mas explica que “não há capacidade física para receber mais alunos”.

A maioria dos alunos que ficou de fora iria frequentar o 5.º ano. “Os pais têm dificuldade em perceber que os filhos não podem frequentar a D. Dinis, apesar de terem feito o pré-escolar e o 1.º ciclo no agrupamento. Já funcionamos em desdobramento e das 08:30 às 18:20 horas. Estamos no limite”, assegura Rodrigo Pereira, garantindo que “não é possível receber todos os alunos”.

O sub-director revela que a escola foi obrigada a seleccionar os estudantes da mesma área de residência. “Há alunos que pertencem à nossa área de influência e que não podemos aceitar, por falta de capacidade. Tivemos de ir verificar a distância da residência à escola e optar pelos alunos que vivem mais perto. Outros entraram através do Orfeão de Leiria [ensino articulado], mas essa selecção não é nossa. Seguimos os critérios criteriosamente.”

O corte de financiamento de turmas dos colégios com contrato de associação foi uma das razões para o aumento das inscrições de alunos na D. Dinis. Por outro lado, também se verificou um acréscimo de alunos com necessidades especiais, o que obriga à redução do número de estudantes por turma. “Só aí poderemos ter perdido muitos lugares.”

Também houve um aumento das inscrições na EB 2,3 José Saraiva. Alcino Duarte, director do Agrupamento de Escolas (AE) Domingos Sequeira, ao qual pertence o referido estabelecimento de ensino, afirma, porém, que foi possível dar resposta a todos os alunos que frequentavam escolas do agrupamento e aos que pertencem à área de influência. “Mantivemos as mesmas 40 turmas nos 2.º e 3.º ciclos, mas já não temos capacidade para receber mais alunos.”

António Oliveira, director do AE Dr. Correia Mateus, também em Leiria, afirma que tem dado resposta a todos os pedidos que chegam. Alguns dos jovens que estão a chegar a esta escola “não colocaram a Correia Mateus como primeira opção”, mas “sem lugar noutros estabelecimentos estão a ser enviados para aqui”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.