Conteúdo Comercial

Como ter mais privacidade no seu jardim

25 out 2022 09:33

Felizmente, existem muitas formas inteligentes e adequadas a todos os orçamentos, de criar privacidade num jardim ou num quintal.

como-ter-mais-privacidade-no-seu-jardim
.
Martin Knize@Unsplash

Com as casas a serem construídas cada vez mais próximas umas das outras, é fácil sentirmos que estamos ser observados, o que nos transmite muitas vezes uma desagradável sensação de falta de privacidade.

Felizmente, existem muitas formas inteligentes e adequadas a todos os orçamentos, de criar privacidade num jardim ou num quintal.

Sejamos francos: por mais que gostemos dos nossos vizinhos, todos nós, ocasionalmente, gostamos de desfrutar do nosso espaço exterior sem a preocupação de estarmos a ser observados e até mesmo julgados. Embora cercas e paredes de tijolo possam ajudar a evitar a curiosidade alheia, a adição de uma divisória extra, ou uma vedação de plantas pode bloquear de uma vez por todas esses olhares indiscretos.

Algumas soluções para ter mais privacidade no seu jardim ou quintal

Para conferir mais privacidade ao seu jardim, pode recorrer a cercas feitas com materiais acessíveis, tais como trama de bambu, painéis pré-fabricados ou painéis de madeira. Até mesmo umas simples paletes de madeira e alguma criatividade, podem ser suficientes para criar uma vedação útil e decorativa.

Poderá, inclusive, adquirir em lojas online como o vidaxl, soluções mais robustas como painéis de vedação de metal, painéis de cerca de madeira, cerca de ripas de jardim, entre outras.

As plantas são também uma excelente solução para os seus problemas com vizinhos intrometidos. Pode, por exemplo, recorrer ao bambu para essa finalidade.

Provavelmente a primeira coisa que nos vem à mente quando ouvimos falar em bambu, são os ramos de bambu que normalmente decoram os vasos. Contudo, nem todos sabem que esses ramos provêm da árvore de bambu, que está entre as plantas de crescimento mais rápido do mundo. Portanto, use essa planta para criar uma cerca verde, exuberante e exótica que lhe dará a máxima privacidade no seu quintal ou jardim.

O cipreste é uma árvore bastante interessante para ter no seu jardim. Pertence à categoria das coníferas que, além de serem muito resistentes, podem atingir alturas até 30 metros de altura.

O buxo está entre aqueles típicos arbustos que normalmente adornam jardins formais. No entanto, também ficam bonitos em qualquer outro jardim. Apesar do seu crescimento ser relativamente lento, poderá ser uma boa opção.

Outra planta que além de lhe conferir mais privacidade ainda embeleza bastante o seu jardim, é a fotínia - uma planta híbrida asiática que forma um arbusto lenhoso e colorido.

Alguns pontos a ter em consideração caso opte pelo recurso a plantas:

  • Certifique-se de que as plantas complementam o estilo da sua casa e se integram com o local e a paisagem em geral.
  • Escolha plantas que sejam tão resistentes e duráveis quanto possível.
  • Se pretender acrescentar alguma segurança à sua vedação, escolha plantas com espinhos para dissuadir potenciais intrusos.
  • Tenha cuidado para não criar demasiada sombra ao escolher plantas para o seu jardim.
  • Evite plantas com ramos grandes que possam encher o jardim dos seus vizinhos com folhas.
  • Evite plantar a planta ou árvore errada no local errado. Lembre-se que as raízes de uma árvore podem causar danos a uma casa.
  • Considere a manutenção: uma vedação bem conservada é mais fácil de manter do que uma vedação que necessita de ser regularmente aparada.

Seja qual for a solução escolhida, lembre-se de implementá-la de modo a não ser incómoda para os seus vizinhos ou para quem circula junto ao exterior do seu jardim.