Sociedade

Em 10 anos, foram recuperados 87 hectares de pedreiras no PNSAC

18 fev 2021 18:02

Porto de Mós vai requalificar antiga exploração localizada à entrada da vila.

em-10-anos-foram-recuperados-87-hectares-de-pedreiras-no-pnsac
Recuperação da antiga 'pedreira da Ricel', em Porto de Mós, demorará cerca de dez anos
CM Porto de Mós
Maria Anabela Silva

Nos últimos dez anos, foram recuperados perto de 87 hectares de pedreiras abandonadas na área do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). De acordo com dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a maioria das áreas recuperadas corresponde a pedreiras de calçada, situadas essencialmente no Planalto de Santo António, o qual abrange os concelhos de Porto de Mós (Arrimal, Mendiga e S. Bento) e a freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém.

Dos 87 hectares requalificados, mais de metade (47 hectares) envolve antigas explorações de calçada, sendo que 15 hectares eram pedreiras de laje e 12 hectares de rocha ornamental. Os dados reportam ao período entre 2010, data em que entrou em vigor o novo Plano de Ordenamento do PNSAC, e Maio de 2020.

Com a revisão daquele plano foram criadas novas regras para a instalação de pedreiras e para a ampliação de explorações já existentes, processos que passaram a ficar condicionados à requalificação de áreas

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ