Sociedade

Equipa municipal de potenciação do sucesso escolar garante apoio à distância a alunos de Pombal

20 abr 2020 15:57

Os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Pombal adaptaram a sua intervenção a esta fase, produzindo conteúdos multimédia, disponibilizados online

equipa-municipal-de-potenciacao-do-sucesso-escolar-garante-apoio-a-distancia-a-alunos-de-pombal
Aulas à distância dominam o 3.º período
Elisabete Cruz

A equipa do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar (PMPSE) vai manter o apoio a alunos e famílias de Pombal no ensino à distância.

Com o 3.º período a iniciar-se com o ensino à distância, as técnicas do Município de Pombal afectas ao PMPSE e ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) mantêm o acompanhamento, por telefone, skype e e-mail, garantindo assim o elo de ligação já criado com crianças, encarregados de educação e docentes, refere uma nota de imprensa.

Constituída por cinco mediadoras, uma psicóloga, duas terapeutas da fala, uma psicomotricista e duas técnicas com formação adicional em educação inclusiva, a equipa “adaptou a intervenção à situação de exceção que se vive, focando-se nas dificuldades provocadas pelo ensino à distância e pelos impactos psicossociais do confinamento na criança e na família”.

Identificadas as necessidades, as técnicas intervêm em articulação com os encarregados de educação e os docentes, no sentido de “manter a normalidade do processo de aprendizagem e minimizar os impactos do confinamento”, acrescenta o comunicado da Câmara de Pombal.

Segundo a autarquia, o PMPSE e o PIICIE são “pilares fundamentais da política educativa do Município de Pombal, de carácter inovador”, e “visam diminuir as assimetrias entre alunos decorrentes dos contextos familiares em que se inserem”.

Também os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Pombal adaptaram a sua intervenção a esta fase, produzindo conteúdos multimédia, que são disponibilizados ‘online’, mantendo uma oferta diversificada na promoção do livro e da leitura.