Sociedade

Fórum Educação de Leiria discute avaliação e saúde na escola

6 set 2020 14:45

Evento terá este ano formato digital e realiza-se nos dias 15, 22 e 29 de Setembro

forum-educacao-de-leiria-discute-avaliacao-e-saude-na-escola
Este vai ser um ano lectivo atípico
Ricardo Graça/Arquivo

O Fórum Educação de Leiria volta a realizar-se este ano, mas num formato digital e dividido em três sessões.

No dia 15 de Setembro, entre as 18 e as 19 horas será abordado o tema Leiria Regressa à Escola: Desafios na Educação, com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

No dia 22, no mesmo horário é a vez do secretário de Estado da Saúde, António Sales, abordar o tema Leiria Regressa à Escola: Desafios na Saúde.

A terceira sessão decorre no dia 29 e debruçar-se-á sobre Educação e Inovação: Avaliação das Aprendizagens, tendo como oradora Ariana Cosme, da Universidade do Porto.

“O Fórum da Educação está consolidado como um marco que assinala o início de cada ano lectivo no concelho de Leiria e é um momento formativo por excelência, de reflexão e partilha de experiências entre educadores, professores e demais elementos da comunidade educativa”, afirma Anabela Graça, vereadora da Educação do Município de Leiria, que organiza o evento, que tem o apoio do JORNAL DE LEIRIA.

Apesar deste novo contexto, a vereadora recorda que no 3.º período do ano lectivo anterior já se verificou o regresso dos alunos do ensino secundário aos estabelecimentos e, nos meses de Junho e Julho, das crianças do pré-escolar.

“Acreditamos que a experiência acumulada deste período será decisiva para o arranque do novo ano lectivo com a tranquilidade e as condições de segurança que se impõem e com o devido sentido de responsabilidade”, sublinha.

Recordando as orientações da Direcção-Geral da Saúde e do Ministério da Educação reunidas num documento, Anabela Graça entende que se afigura “da maior importância a informação/formação sobre estas matérias e a capacitação dos docentes para esta nova realidade, agora com a totalidade dos alunos e demais agentes educativos”.

“É um privilégio podermos ter connosco os secretários de Estado e autoridade de saúde para partilha de experiências, conducente a um regresso com tranquilidade, confiança e segurança”, destaca.

O tema da avaliação é, para Anabela Graça, “fundamental para a promoção do sucesso escolar”. “Se, no passado, sempre mereceu discussão, agora ganha ainda mais pertinência a abordagem às questões do diagnóstico e da avaliação formativa, tanto mais que um número significativo de alunos esteve em casa durante uma parte do ano lectivo anterior”, confessa a vereadora.

Segundo a autarca, professora de profissão, há hoje “novos desafios”, que se colocam aos educadores e professores, que exigem “um reforço de reflexão sobre avaliação”.

“Os alunos têm o direito de saber o que não aprenderam para recuperarem as aprendizagens, este processo vai exigir também mudança de práticas ao nível da avaliação.”

“Quando se aborda esta matéria, de entre outras, há questões de partida que persistem em inquietar os educadores: Avaliar quem? O quê? Como? Com que efeitos? Para quê?”, questiona Anabela Graça, considerando que neste fórum estará “uma das mais conceituadas especialistas da educação em matéria de avaliação”, Ariana Cosme.

 

 

 

Município de Leiria
Regresso à escola em segurança
Como estratégia de adaptação da comunidade educativa do concelho de Leiria, em tempos de pandemia, o Município criou a equipa Regresso à escola com segurança, que será constituída por um representante dos directores das escolas públicas, um representante das escolas particulares, duas representantes do Município (vereadora da Educação e vereadora da Saúde), um representante da Saúde Pública e um representante da Protecção Civil. Será realizada ainda uma sessão de trabalho com directores e coordenadores de Saúde de cada escola e colégios para partilha de experiências e será distribuído um folheto informativo a todos os encarregados de educação do 1.º ciclo.