Saúde

“Fresco, Local e Sazonal” é o lema da Semana da Alimentação de Leiria

14 out 2023 08:49

Haverá visitas a escolas e jardins-de-infância do concelho, para dinamizar actividades relacionadas com a alimentação

fresco-local-e-sazonal-e-o-lema-da-semana-da-alimentacao-de-leiria
Dia Mundial da Alimentação celebra-se no dia 16
Fotografia: Freepik

Leiria vai marcar a celebração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16, com uma Semana da Alimentação, entre os dias 16 e 20 de Outubro.

A acção, organizada sob o tema “Fresco, Local e Sazonal”, princípio da dieta mediterrânica, inclui propostas e actividades para o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Leiria.

O fim desta semana é a sensibilização das crianças e dos alunos para a importância de uma alimentação local e sazonal, promovendo a sua saúde e bem-estar, bem como o ambiente e a economia local.

As crianças serão desafiadas a elaborar propostas que depois partilhadas com o resto da comunidade escolar.

Durante a Semana da Alimentação, haverá visitas a escolas e jardins-de-infância do concelho, para dinamizar actividades relacionadas com a alimentação e visualizar os trabalhos expostos.

Além disso, será lançado o “Concurso das ementas saudáveis”, destinado ao 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob o tema alimentação mediterrânica e uso de produtos locais e sazonais.

No refeitório escolar foram propostas alterações na ementa para celebrar os alimentos da época.

No dia 18, está prevista uma acção para encarregados de educação sobre a alimentação saudável na sede do Agrupamento Henrique Sommer, na freguesia da Maceira.