Sociedade

Nas Meirinhas, é a brincar que as crianças percebem o mundo do dinheiro

14 out 2023 08:13

A literacia financeira é baixa, em novos e mais velhos, em tempos marcados por crises financeiras sucessivas, juros elevados e orçamentos familiares cada vez mais curtos

nas-meirinhas-e-a-brincar-que-as-criancas-percebem-o-mundo-do-dinheiro
Poupança, gestão de um orçamento, ler preços e distinguir falsas promoções são algumas das propostas
Freepik
Jacinto Silva Duro

Artes, dança, actividade física desportiva, música, ciências (a brincar) e… dinheiro.

Ou melhor, “Explorando o Mundo do Dinheiro” é uma das novas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que os alunos dos 3.º e 4.º anos do Centro Escolar de Meirinhas, no concelho de Pombal, poderão frequentar no ano lectivo 2023-2024.

O presidente da junta de freguesia, João Pimpão, garante que se trata de uma “iniciativa pioneira” no distrito de Leiria e explica que a principal preocupação na criação desta AEC foi a “explicação do mundo do dinheiro aos mais novos”, numa terra com um elevado grau de empreendedorismo e com muitos empresários.

“As crianças deveriam ter uma educação mais integral que, além das disciplinas psicomotoras e físicas, privilegiasse as questões “financeiras”, afi“rma, lamentando que a literacia fi“nanceira seja tão baixa, tanto nos mais novos, como nos mais velhos, em especial em tempos marcados por crises “financeiras sucessivas, juros elevados e orçamentos familiares cada vez mais curtos.

“Penso que teremos jovens mais responsáveis e que percebem a realidade das suas famílias.”

A AEC “Explorando o Mundo do Dinheiro” agora proporcionada aos alunos dos últimos anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da freguesia das Meirinhas, surge no âmbito da exploração da Dimensão Europeia na Educação, e propõe-se trabalhar conteúdos relacionados com o dinheiro com especial atenção à sua origem, utilização e poupança.

Através da actividade, o fi“m proposto é o despertar dos jovens para a correcta utilização do dinheiro, para os princípios da poupança, da gestão de um mini-orçamento, além de ensinar a ler preços, veri“ficando, por exemplo, os preços por quilograma, e a perceber algumas lógicas das promoções e descontos, entre outros conteúdos.

“As crianças entre os 8 e os 10 anos já sabem ler, escrever, contar e fazer cálculos rápidos de cabeça. Além de perceberem conceitos complexos como a poupança, a economia ou de onde vem o dinheiro. No fundo, estão disponíveis para obter conhecimento, através do saber-fazer e receber uma educação global pensada num modelo de complementaridade escolar e um caminho para o futuro”, sublinha João Pimpão.

O autarca recorda que o ADN das gentes desta freguesia do concelho de Pombal está marcado pela inovação e gosto pelos negócios e que os exemplos até já vêm de casa, dos pais, dos tios e dos avós.

Com a disponibilização de conteúdos deste tipo, é intenção da Junta de Freguesia de Meirinhas “disponibilizar as condições para que as meninas e os meninos se desenvolvam plenamente”, com vista à sua realização, criando as bases para “a participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do País”, com consciência dos seus direitos e deveres, enquanto cidadãos.