Sociedade
Fundação Batalha de Aljubarrota cede terreno para criar parque de lazer em São Jorge
De acordo com o protocolo, aprovado na última reunião de Câmara de Porto de Mós, a cedência vigorará por um período de 50 anos, renovável por mais 20 anos
A Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) vai ceder à Câmara de Porto de Mós o direito de usar um terreno em São Jorge para a criação de um parque de lazer, que incluirá também sanitários públicos.
De acordo com o protocolo, aprovado na última reunião de câmara, a cedência vigorará por um período de 50 anos, renovável por mais 20 anos. Segundo explicou o presidente do município, Jorge Vala, antes de ser adquirido pela FBA, o terreno em causa era usado pela população como “espaço de convívio ao ar livre”.
Após a compra, a anterior administração da fundação “vedou o local”, impedido a sua utilização, situação que se altera agora, com a actual cedência. “É um sinal importante. Representa uma outra disponibilidade da fundação no relacionamento com a comunidade local”, assinala Jorge Vala, que enaltece a postura do actual Conselho de Administração da FBA, presidida por António Ramalho.
“Sempre defendemos que só faz sentido desenvolver um projecto turístico para o Campo Militar de São Jorge se a comunidade sentir que vale a pena. E é isso que também agora a fundação parece querer”, refere o autarca.
Com a cedência do uso do terreno garantida, a câmara vai avançar com o projecto para a criação de um “pequeno” parque de lazer, que terá depois de ser submetido à aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, no âmbito das competências na área do património, antes adstritas à Direcção Regional de Cultura.