Economia

Investimento de 15 milhões para abrir hotel no mosteiro

10 jun 2016 00:00

Contrato de concessão assinado anteontem em Alcobaça

investimento-de-15-milhoes-para-abrir-hotel-no-mosteiro-4318

A construção do hotel no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça vai começar já no início do ano que vem e a unidade poderá ser inaugurada em 2019, admitiu José Luís Nogueira, administrador do Grupo Visabeira, durante a assinatura do contrato de concessão, anteontem, naquela cidade.

Na ocasião, o ministro da cultura apelou à mobilização dos privados e do poder local na criação de parcerias para a recuperação do património e para que o desenvolvimento cultural seja motor da economia.

Luís Castro Mendes, citado pela Lusa, considerou que a recuperação daquele claustro porparte do Grupo Visabeira é o exemplo de parceria “estratégica e verdadeiramente modelar”, já que o investimento, superior a 15 milhões de euros, “significará a criação de emprego e de riqueza para Alcobaça e para toda a região envolvente”.

A concessão do claustro ao Grupo Visabeira, por uma renda anual de cinco mil euros (mais IVA) permitirá a construção de um hotel de cinco estrelas, com 81 quartos e nove suites, um SPA, áreas comerciais e ligação ao jardim do obelisco, uma área do mosteiro que a autarquia espera poder recuperar com recurso a fundos comunitários.

Aquele valor decorre daquilo que foi definido em sede de concurso público, “mas há também que ter em conta que o investimento [da Visabeira] são 15 milhões de euros e que ao fim de 50 anos o património regressa ao Estado”, explicou ao JORNAL DE LEIRIA Paulo Inácio. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.