Sociedade
Investimento de 2ME para melhorar tratamento da ETAR do Coimbrão
Novo sistema de desinfecção, com recurso a ultravioletas, entrou em funcionamento na semana passada
Reforçar a resiliência e eficiência da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão é o principal objectivo do novo sistema de desinfecção, com recurso a ultravioletas, que entrou em funcionamento na semana passada. Esta intervenção será complementada com a melhoria do processo de tratamento de lamas, empreitada que deverá ficar concluída dentro de um ano, prevendo-se um investimento global de dois milhões de euros.
Segundo Alexandre Tavares, presidente da Águas do Centro Litoral (AdCL), entidade gestora da ETAR, a substituição do sistema decorre de “uma exigência legal” e vem “reforçar o processo de desinfecção microbiológica”. Com este “upgrade”, a ETAR passa “a ter uma outra capacidade”, que resulta também das “intervenções feitas a montante, com investimentos da Valorlis” na optimização do tratamento dos efluentes enviados para o Coimbrão.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.