Economia

Leiria debate IA, cibersegurança e sustentabilidade na 2.ª edição do Linka-te

2 out 2025 15:00

“Queremos mostrar que, em Leiria, também se criam oportunidades de inovação", diz Emanuel Duarte

leiria-debate-ia-ciberseguranca-e-sustentabilidade-na-2a-edicao-do-linka-te
Porta aberta para especialistas, empresários e público em geral
Linka-te

A segunda edição do Linka-te | IT Conference está marcada para o dia 15 de Outubro com o foco em temas da era digital, como a Inteligência Articial (IA), Cibersegurança e Sustentabilidade Digital.

O evento organizado pela empresa de tecnologia de Leiria, HLink, terá o seu palco principal no Teatro Miguel Franco e o secundário no edifício do Mercado de Sant’Ana.

“Queremos mostrar que, em Leiria, também se criam oportunidades de inovação e de colaboração que fazem a diferença”, afirma Emanuel Duarte, CEO da HLink.

No primeiro palco, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações sobre cibersegurança e liderança em TI, e os destaques incluem, logo às 9:50 horas, uma comunicação de Hugo Ferreira, head of Hacking Operations na Ethiack, sob o tema Hack or Get Hacked: A Importância do Pentesting Contínuo.

Ricardo Oliveira, cybersecurity analyst & RSI HLink, faz notar que "a tecnologia só faz sentido quando serve as pessoas".

"O Linka-te é uma oportunidade para aproximar estes temas do dia-a-dia das organizações e mostrar que podem ser acessíveis a todos. Queremos que o público se sinta parte desta conversa e que leve daqui inspiração para enfrentar os desafios digitais com mais confiança", afirma.

De seguida, o painel de Liderança IT junta nomes como Pedro Afonso (Grupo Lusiaves), Rui Hipólito (MGEN Portugal) e David Marques (Grupo Nabeiro) para debaterem decisões que moldam o futuro das empresas.

Ruben Alexandre, CTO da HLink, recorda que a IA, a Cibersegurança e a Sustentabilidade Digital estão a transformar a forma como as empresas trabalham. Vamos discutir estas tendências de forma prática, com especialistas que ajudam a antecipar o futuro.”

A IA será abordada por António Jerónimo (DELL), que visará o potencial dos assistentes digitais, e por Teresa Pereira (Cyber Threat Hunter), como tema Engenharia Social 2.0.

A agenda do Teatro Miguel Franco inclui a discussão sobre Sustentabilidade Digital, com a participação de Pedro Castro Henriques (Strongstep) e Nuno Almeida (EY), e um painel sobre Inovação e AI que reunirá os especialistas Marcos Silva (MC Sonae), Carlos Antunes (IPL), César Duarte (Strongstep) e João Mota (Void Software).

No palco secundário, os temas variam das soluções de cibersegurança, como o caso SafeSail, apresentado por Miguel Pires e Ricardo Oliveira, até discussões sobre Cultura.

Para mais informações sobre o evento clique aqui