Sociedade

Livro "Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social" apresentado na ESECS

15 jun 2016 00:00

O auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Leiria, recebeu no dia 14, o seminário Mediação Intercultural e Intervenção Social.

O evento contou com a apresentação do livro Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social, de Ricardo Vieira, José Marques, Pedro Silva, Ana Vieira e Cristóvão Margarido (orgs.). 

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Este é um livro que resulta da compilação de alguns textos escritos na continuidade de comunicações apresentadas no Ciclo de Conferências de Mediação e Intervenção Social, iniciado em 2014, e organizado pelo Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social (MIIS), Licenciatura de Serviço Social, Licenciatura de Educação Social, Curso Técnico de Serviço Social, Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária e Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), bem como de textos escritos pelos docentes do MMIIS, que mostram a sua investigação na área e disponibilizam, assim, recursos pedagógicos próprios para os estudantes.

Há, igualmente, textos escritos pelos próprios estudantes que serão publicados no segundo livro desta colectânea, no final do ano em curso.     

Os textos que constam deste volume abordam a investigação que, paralelamente, estes docentes levaram a cabo na área das migrações, educação intercultural, mediação intercultural e socio-pedagógica, pedagogia social e educação social, serviço social e identidades profissionais, assim como com a investigação dos convidados nacionais, as suas reflexões e investigações sobre Pedagogia Social (José António Caride), Educação Intercultural e Mediação Sociopedagógica (Américo Peres), Indisciplina e Bullying na escola (João Amado e Cristina Vieira), Acolhimento Familiar (Paulo Delgado).

Sobre os autores
João Amado
Doutor com Agregação e Mestre em Ciências da Educação, Licenciado em Filosofia. Actualmente Professor Associado com Agregação, Aposentado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi também professor da Universidade de Lisboa e Professor Efectivo do Ensino Secundário. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais em torno das temáticas da violência na escola, bullying e cyberbullying e é, ainda, coordenador do curso Violência e Gestão de Conflitos na Escola (VGCE) disponibilizado pelo Projecto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra (UC_D). Autor e co-autor de livros e artigos sobre as temáticas referidas bem como sobre metodologia da investigação qualitativa, epistemologia, pedagogia do ensino superior, etnografia e história da infância. É, também, investigador integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento CEIS 20, da Universidade de Coimbra. 

Paulo Delgado
Licenciado em Direito, Mestre em Administração da Educação e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, com Agregação em Ciências da Educação na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Prof. Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Social. Membro integrado no Grupo de investigação «Contexto e Pedagogias da Infância», do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da Universidade do Minho. Membro da Comissão científica do INED, o Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Porto. Vogal da Direcção da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social (SIPS), desde 2005. Autor dos livros Os Direitos da Criança. Da participação à responsabilidade (2006), Acolhimento familiar. Conceitos, práticas e (in)definições (2007), Crianças e acolhedores. Histórias de vida em famílias (2008) e Acolhimento familiar de crianças. Uma perspectiva ecológica (2011), Acolhimento Familiar de Crianças. Evidências do presente, desafios para o futuro (Coord.) (2013). 

Susana Faria
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL) e investigadora do CICS.NOVA.IPLeiria, núcleo de Leiria do IPL. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro, actua na área de Sociologia, em que é licenciada pela FEUC, e nas Ciências da Educação, onde obteve o grau de Mestre (FPCE – UP). Integra a Comissão Científico-Pedagógica do curso de Serviço Social. 

José António Caride Gomez
Professor Catedrático de Pedagogia Social na Universidade de Santiago de Compostela. Espanha). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Pedagogia) pela Universidade de Santiago de Compostela. É director do Departamento de Teoria da Educação, História da Educação e Pedagogia Social, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. É coordenador – Director do Grupo de Investigação SEPA-Interea na Universidade de Compostela; assim como coordenado da Rede de Grupos de Investigação em Educação e Formação para a Cidadania e para a Sociedade do Conhecimento (RINEF-CISOC). É autor de mais de 400 publicações em livros, monografias e revistas especializadas em vários idiomas e países. Faz parte de vários Conselhos Científicos e Editoriais de Revistas especializadas em Ciências Sociais e da Educação, em Espanha e em outros países, assim como de diversos Comités de avaliação e acreditação de carácter nacional e internacional. É professor visitante de várias universidades europeias, latino americanas e africanas. As sua linhas de investigação estão vinculadas à: Educação Ambiental, desenvolvimento humano e sustentabilidade; educação e sociedade na Galiza; tempos educativos e sociais na sociedade em rede; políticas culturais e socio-educativas nas Administrações Públicas; Pedagogia Social e direitos cívicos; formação e profissionalização em Educação Social. 

Sara Mónico Lopes
Antropóloga, é professora equiparada assistente 2.º triénio na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL) e investigadora no CICS.NOVA.IPLeiria. É Doutora em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL. Integra a Comissão Científico-Pedagógica do Mestrado Intervenção para um Envelhecimento Activo do IPL e a Comissão Científica do Programa IPL 60+.  

Cristóvão Margarido
Assistente Social, Mestre em Toxicodependência e Patologias Psico-sociais e Doutor em Serviço Social pela Universidade Católica. Actualmente é Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria e desempenha funções como Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria, onde coordena a Licenciatura em Serviço Social. A sua investigação tem incidido em áreas diversas como a reinserção socio-profissional de toxicodependentes, as identidades profissionais, e a formação em Serviço Social. 

José Carlos Marques
Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra e agregado em Sociologia pela Universidade Nova. Professor-Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) e Investigador do CICS.NOVA.IPLeiria. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a emigração portuguesa contemporânea, a imigração em Portugal, em especial a resultante dos fluxos migratórios registados no final dos anos 90 e inícios século XXI, as políticas de imigração portuguesa, a migração qualificada e o processo de integração dos imigrantes na sociedade portuguesa. 

Américo Nunes Peres
Professor associado com agregação em Educação Intercultural na UTAD, encontrando-se em situação de aposentado. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação e doutor Europeu pela Universidade de Santiago de Compostela. É investigador integrado do Research Group Philosophy and Public Space da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador externo da Universidade de Santiago de Compostela e da Universidade da Corunha. É autor de vários livros e artigos sobre formação de professores e animadores socioculturais, didáctica e organização educativa, educação intercultural e cidadania, pedagogia social, direitos humanos e filosofia de educação.

Luísa Pimentel
Licenciada em Serviço Social (ISSSC), mestre e doutora em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Família e da Vida Quotidiana (ISCTE.IUL). Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Coordenadora do mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Activo e do Programa IPL60+ (programa de aprendizagem ao longa da vida em contexto intergeracional). Investigadora associada do CIES-IUL e do CICS.NOVA.IPLeiria. Dedica-se à investigação e à divulgação de conhecimento nos domínios da Velhice e do Envelhecimento, dos Cuidados Familiares às Pessoas Idosas e das Relações Intergeracionais, tendo várias publicações nessas áreas. 

Rui Duarte Santos
Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto. Mestre em European Comparative Social Studies, pela Universidade Norte de Londres. Doutorou-se pela Universidade de Turim, onde apresentou a tese “The psychosocial adaptation of young people involved in road traffic accidents: a longitudinal study”. Actualmente é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria, e desempenha funções como Diretor Técnico numa IPSS do distrito de Leiria. A sua investigação tem incidido em diversas áreas como a família, infância e juventude, qualidade de vida, comportamentos de risco e empregabilidade na área social.  

Pedro Silva
Sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das Sociologias da Educação, da Família e da Infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família tem constituído o cerne da sua actividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e colectivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros pólos de interesse. Licenciado em Sociologia (ISCTE), Mestre em Análise Social da Educação (Boston University) e Doutor em Ciências da Educação (FPCE-UP), é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e membro do CIIE-FPCE-UP e do CICS.NOVA.IPLeiria. 

Ana Vieira
Mestre em Ciências da Educação – História e Problemas Actuais da Educação e Doutora em Ciências da Educação, na área da Educação Social e Mediação Socio-pedagógica. É, actualmente, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e Investigadora Integrada do CICS.NOVA.IPLeiria. A sua investigação incide sobre Educação Social, Pedagogia Social, Mediação intercultural, Mediação Sociopedagógica, Mediação Sociocultural, Trabalho Social e Indisciplina, áreas onde tem publicado em livros, revistas nacionais e estrangeiras, e onde tem desenvolvido comunicações que tem apresentado em congressos nacionais e internacionais. Trabalhou em Portugal com Américo Peres, Professor Agregado da UTAD, e em Espanha com José António Caride, professor catedrático da Universidade de Santiago de Compostela. 

Cristina Maria Coimbra Vieira
Licenciada em Psicologia (1991) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação (2003) pela mesma instituição, onde exerce funções docentes desde 1992, sendo actualmente Professora Associada. Em 1995, prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na área da metodologia da investigação em Ciências Sociais e Humanas. Para além desta área de leccionação ao nível das unidades curriculares obrigatórias, os seus principais interesses de investigação têm-se centrado em torno das questões de género e educação ao longo do ciclo de vida, com principal incidência em contextos como a família e a escola. É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20) e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), representando esta última no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Fez parte das equipas de avaliação externa dos II (2003-2006) e III (2007-2010) Planos Nacionais para a igualdade entre mulheres e homens. Fez parte das equipas autoras dos quatro Guiões de Educação Género e Cidadania já publicados e tem participado na dinamização de Oficinas de Formação para docentes, para aplicação desses mesmos Guiões, quer a convite da Direcção Geral da Educação, quer da CIG. É a coordenadora do Guião de Educação Género e Cidadania para apoio a docentes do ensino secundário, elaborado pela APEM e em fase final de publicação (2016) pela CIG. Tem vários trabalhos publicados, quer na área da metodologia da investigação científica em educação, com predomínio nas metodologias qualitativas, quer no domínio da educação, género e cidadania. Faz parte desde Fevereiro de 2016 do Conselho Nacional de Educação em representação das Organizações Não-governamentais de Mulheres. 

Ricardo Vieira
Mestre em Antropologia Social e Sociologia da Cultura pela FCSH-UNL, Doutor em Antropologia Social, Pós-Doutor em Serviço Social e Agregado em Antropologia da Educação pelo ISCTE. No ano de 2000, foi galardoado com o Prémio Rui Grácio, prémio nacional para o melhor trabalho de investigação em Educação realizado em Portugal, SPCE. É, actualmente, Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria. A sua investigação incide sobre identidades pessoais, sociais e profissionais, histórias de vida e interculturalidade, mediação intercultural, pedagogia social, intervenção social e gerontologia social, matérias sobre as quais tem vários textos e livros publicados em Portugal e no Estrangeiro. Trabalhou em Portugal com Raul Iturra, e em França com Pierre Bourdieu, François Bonvin, Monique Saint Martin e Marie Elisabeth Handman.