Viver

Livros e impressão à maneira antiga na galeria que é livraria e oficina

12 out 2021 19:04

A editora Paper View passa a ter um espaço em Leiria dedicado à experimentação gráfica e à edição independente

livros-e-impressao-a-maneira-antiga-na-galeria-que-e-livraria-e-oficina
Além da edição, Sal Nunkachov tem trabalhado também na fotografia e na música
Ricardo Graça

A editora Paper View tem já um longo histórico na edição independente e na organização de eventos relacionados com a edição independente. O que se encontra em preparação na avenida Nossa Senhora de Fátima é um lugar para “tudo o que está relacionado com a impressão e com o livro enquanto objecto”, explica Sal Nunkachov, o responsável pela Paper View, nome que agora passa também a baptizar uma galeria que é, ao mesmo tempo, livraria, alfarrabista e, de certa forma, museu.

Imprimir com recurso a equipamentos obsoletos – o mais antigo, do início do século XX – será uma realidade num espaço que irá pôr em acção um programa de workshops e que pretende recuperar e investigar técnicas e processos, como oficina gráfica de experimentação.

Em simultâneo, ambiciona trazer especialistas a Leiria para formações ou exposições e continuar a cooperar em redes nacionais e internacionais.

Como já vinha acontecendo na produção enquanto editora, com autores portugueses e estrangeiros, o que mais vai interessar à Paper View, segundo Sal Nunkachov, “é resgatar a memória da impressão e a história da impressão, porque os equipamentos estão a ser levados para as sucateiras e para o lixo”.

E, com eles, uma parte do conhecimento acumulado ao longo de anos.

A abertura oficial está prevista para 1 de Novembro e permitirá “preservar essa memória que se está a perder” e salvaguardar “os próprios equipamentos”, retirados de circulação devido ao aparecimento de alternativas mais modernas.

O espólio já existente e outro que entretanto venha a ser adquirido constituirá “um pequeno museu” dedicado à impressão, numa cidade que tem direito a destaque na história da tipografia em Portugal: o Almanach Perpetuum, considerado o primeiro livro científico da imprensa portuguesa, foi impresso em Leiria, na tipografia de Abraão d’Ortas, há 525 anos.

As soluções disponíveis no que é, também, um centro de serviços de impressão à maneira antiga, o que acaba “por ser diferenciador”, podem ser utilizados, por exemplo, em zines, t-shirts, posters ou cartões de visita, sempre em séries de natureza não industrial.

A zona de livraria terá à venda edições da editora Paper View, além de edições de autor e de outras editoras independentes.

Para Novembro, estão agendadas diversas novas edições.

Na galeria, as primeiras exposições estarão relacionadas com a ilustração e com a poesia concreta.

Também com percurso na fotografia, com colaborações na Moda Lisboa e no Portugal Fashion, e na música nos projectos Abaixonado e Meia Unha ou na editora Duro de Ouvido, Sal Nunkachov anuncia “muito espírito de pesquisa” e um trabalho “muito ligado à investigação”.

A localização da Paper View na avenida Nossa Senhora de Fátima, acredita o editor, vai, por outro lado, contribuir para “a descentralização” da vida da cidade, nas actividades do lazer e da cultura.